Cotidiano

Em situação estável, Garotinho se recusou a ser examinado por peritos

2014 756555301-2014 756184946-2014100183694.jpg_20141001.jpg_20141002.jpgRIO – O ex-governador Anthony Garotinho se recusou a ser examinado por peritos do Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) sem a orientação de seu advogado. Os técnicos estiveram neste domingo, às 17h, no Hospital Quinta Do?r, em São Cristóvão, onde ele está internado e elaboraram um parecer com base nas informações colhidas com a equipe médica do ex-governador e concluíram que sua situação é estavel, e que ele ?estava respirando em ar ambiente, sem precordialgia (dor no peito), e em boas condições clínicas?, e que ?os sinais vitais e todos os parâmetros estavam dentro da normalidade?.

GarotinhoO exame dos peritos foi uma ordem do juiz eleitoral Glaucenir Silva de Oliveira, da 100ª Zona Eleitoral (Campos dos Goytacazes). Segundo o parecer, após Garotinho dizer que não aceitava ser examinado sem a orientação de seu advogado, os médicos foram informados pelo agente da Polícia Federal que fazia a guarda do ex-governador de que ele estava incomunicável. Os peritos ?entenderam como inadequado o exame direto (contra a vontade de um paciente), no pós-operatório imediato de colocação de stenta coroniano (documentalmente comprovado)?.

Garotinho foi submetido a uma angioplastia para colocação de um ?stent? no final da manhã deste domingo. Segundo o laudo do cardiologista Felipe Maia, responsável pela operação, o paciente paciente tinha 60% de obstrução na artéria coronária direita. O tempo habitual de internação em casos como este é de 24 horas em Unidade Cardiointensiva e mais 48 horas em unidade hospitalar.

O ex-governador foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo Penitenciário de Gericinó para o Hospital Quinta D?or na madrugada de sábado com queixas de dor no peito. Ele foi preso na quarta-feira, 16, em operação da Polícia Federal que investiga compra de votos na eleição do dia 2 de outubro de Campos. Garotinho tinha sido levado para Gericinó também por ordem de Glaucenir Silva de Oliveira, no final da tarde de quinta-feira.

Até o fim da tarde desta segunda, o MP ainda não havia marcado nova perícia para verificação do estado de saúde de Garotinho.

PROCEDIMENTO É SIMPLES

Pessoas que passaram por angioplastia e implante de ?stent? farmacológico, como o ex-governador Anthony Garotinho, em geral ficam internadas no hospital por não mais do que dois dias, afirmam especialistas. De acordo com Marcelo Sobral, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, pelo que a equipe médica que tratou o ex-governador divulgou até o momento, parece que o procedimento foi ?razoavelmente simples?, sem grau de complexidade elevado.

? A situação é pior quando a pessoa já chega ao hospital infartando ou com angina instável, que também dá fortes dores no peito. E esse, a princípio, não foi o caso do ex-governador. Há outros aspectos que podem tornar o procedimento mais difícil, como a existência de trombos ou de calcificação dentro das coronárias. E só com acesso ao prontuário dele é possível saber como exatamente o coração estava ? afirma Sobral.

O cardiologista explica que, mesmo correndo tudo bem durante a internação, é necessário um período de repouso em casa para que a via de acesso utilizada para inserir o cateter no vaso sanguíneo se feche bem. Essa via de acesso pode ser aberta no punho ou na virilha, e é a partir dela que o cateter chega ao coração e se implanta o ?stent?.

? A indicação para colocar ?stent? é uma obstrução de mais de 70% de uma coronariana. Dependendo do estado do coração, pode ser indicado até uma cirurgia cardíaca, de peito aberto ? diz ele. ? O ?stent? é auto-expansível. Ele entra pequeno na coronariana, mas se expande lá dentro e a desobstrui.

Doutor em Cardiologia pela UFRJ, Cláudio Domênico pondera que não é possível dizer se a operação de Garotinho foi menos complexa apenas pelo fato de ele colocado apenas um ?stent?.

? Tudo depende do tamanho do ?stent? e da localização exata onde ele foi colocado. Às vezes pode-se colocar um ?stent? do mesmo tamanho de três menores ? diz Domênico, que também é membro da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Ele explica, ainda, que o contraste usado durante a operação, à base de iodo, pode atacar os rins, por isso é preciso que o paciente seja hidratado enquanto estiver no hospital.

? É preciso acompanhar a evolução do paciente após a cirurgia para ter uma ideia mais clara de quanto tempo ele demorará para se recuperar ? acrescenta.