Cotidiano

Em resultado raro, eleição na ABL termina sem maioria e é anulada

cicero-weffort.jpgRIO ? A disputa acirrada entre Antonio Cicero e Francisco Weffort para ocupar a cadeira 22 dos “imortais” da Academia Brasileira de Letras, que pertencia ao cirurgião Ivo Pitanguy, morto em agosto deste ano, foi evidenciada na eleição desta quinta-feira, no Petit Trianon, Centro do Rio. A decisão terminou sem a maioria mínima de 18 votos até o quarto escrutínio e, com isso, a eleição foi anulada. Um novo ciclo, aberto para inscrições, será iniciado e definido em 60 dias.

Na primeira votação, o poeta, filósofo e letrista Cicero, de 61 anos, e o cientista político Weffort, de 79, lideraram, seguidos de perto pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin. Os dois primeiros seguiram para o segundo escrutínio, que seguiu sem resolução. Com o resultado mantido na quarta etapa, o regulamento da ABL prevê a anulação do pleito.

A anulação é tão rara nas eleições da ABL que nenhum dos imortais presentes se lembra da última vez em que ocorreu.

? Estou há 30 anos e nunca vi uma eleição tão acirrada. Nunca vi chegar em quatro escrutínios. Gostei muito. Mostra que os dois candidatos são muito qualificados ? analisou Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, ex-presidente da ABL.

Sobre o resultado da eleição, Weffort afirmou que não decidiu se vai ou não se candidatar novamente:

? Eu recebi a notícia agora. Vou pensar muito nesse assunto, não tenho uma decisão. O ano que vem é o ano que vem. Tem aquela célebre frase, cada dia com a sua agonia. No Brasil, é cada ano com a sua agonia.