Cotidiano

Em quatro dias, Farc liberarão combatentes com menos de 15 anos

2016_898267679-colombia_rebels_14.jpg_20160324.jpg

BOGOTÁ ? A partir de 10 de setembro, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) vão começar a liberar os jovens com menos de 15 anos de suas linhas de combate, informou o governo colombiano nessa quarta-feira.

De acordo com Sergio Jaramillo, do Alto Comissariado para a Paz, os menores deixam as Farc ?com o apoio de uma série de organizações internacionais?, como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que esteve nos acampamentos para facilitar o processo.

O chefe da equipe de negociação com as Farc, Humberto de la Calle, explicou que a liberação dos jovens é uma medida de confiança mútua, selada há alguns meses. Na lista de crimes que não poderão ser anistiados pelo governo colombiano, está o recrutamento de menores.

? Todas as crianças nas linhas de combate das Farc devem sair. Devem ser libertados totalmente ? advertiu De la Calle.

Depois de quatro anos de negociações em Havana, o governo do presidente Juan Manuel Santos e os rebeldes das Farc chegaram a um acordo de paz, o que pôs fim a mais de meio século de confrontos. Entre as condições acertadas pelos dois lados, estão a reforma agrária, a participação dos rebeldes na política, a indenização das vítimas, a luta conjunta contra o narcotráfico, anistia política e jurídica em alguns casos e o cessar-fogo definitivo.

Segundo dados oficiais, as Farc têm cerca de sete mil combatentes. Em 2009, a ONU solicitou à guerrilha que parasse de recrutar crianças indígenas.

Aplaudido pela comunidade internacional, este é o quarto processo de paz com as Farc, depois de tentativas fracassadas em 1984, 1991 e 1999.

O conflito deixou um saldo de cerca de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.