Saúde

Em quatro dias, Centro de Triagem da covid-19 em Cascavel atendeu 327 pacientes

O local é exclusivo para atendimento de pacientes com sintomas de covid-19

Em quatro dias, Centro de Triagem da covid-19 em Cascavel atendeu 327 pacientes

A Secretaria de Saúde de Cascavel colocou em funcionamento, nesta semana, o Hospital de Campanha Nei Senter Martins. O espaço, no primeiro momento, está abrigando um Centro de Triagem, para que casos de síndromes respiratórias agudas graves sejam atendidos e recebam os encaminhamentos necessários pela equipe, como por exemplo, a coleta de exame para análise laboratorial ou até mesmo acionamento da macro regulação de leitos exclusivos para covid-19.

De segunda até ontem (25), o Hospital de Campanha atendeu 327 pacientes com sintomas respiratórios, 11 transferências para unidade hospitalar, 179 coletas para exame RT-PCR, 37 testes rápidos conforme a triagem realizada no paciente, 2 pacientes em suporte de emergência e 4 pacientes em observação de curta duração.

“Nós tínhamos cinco unidades que atendiam covid-19 e foram fechadas para que os servidores possam estar aqui, nesse centro de triagem, em um local único e específico para atendimento à população, focado nos pacientes sintomáticos respiratórios”, destacou o Secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello.

Nesta primeira fase, enquanto o município ainda conta com leitos de UTI e de enfermaria nos hospitais públicos, filantrópicos e privados da macrorregião, o local funciona como um centro de triagem, para fazer o primeiro atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios e dar o melhor encaminhamento.

O atendimento é de domingo a domingo das 7 h às 19 h, com sete consultórios médicos e suporte de enfermaria para observação de curta duração.

 

Números do Hospital de Campanha Nei Senter Martins/Centro de Triagem

22/06

110 atendimentos;

03 transferências;

48 coleta de exames RT-PCR;

08 testes rápidos realizados;

23/06

134 atendimento

53 coletas para exame RT PCR

07 testes rápidos

01 paciente em suporte emergência

03 pacientes em observação de curta duração

04 transferências para o Hospital de Retaguarda

24/06

98 atendimentos

43 PCR ( coleta)

12 teste rápido

1 paciente ( suporte emergência)

3 pacientes observação

3 transferência p/ retaguarda

25/06

95 atendimentos

35 coletas (PCR)

10 testes rápidos

01 pacientes observação

01 transferência p/ retaguarda

00 em suporte