Esportes

Em prova disputada, espanhola Mireia Belmonte é ouro nos 200m borboleta

RIO – Em uma disputa decidida na batida final, a espanhola Mireia Belmonte foi ouro nos 200m borboleta, cravando a prova em 2m04s85. O tempo da nadadora foi apenas 3 centésimos menor que o da australiana Madeline Groves, medalha de prata com 2m04s88. O bronze ficou com a japonesa Natsumi Hoshi, que fechou em 2m05s20.

O quinto dia de provas da natação nos Jogos do Rio começou com a surpreendente vitória do atleta do Cazaquistão Dmitriy Balandin, que levou o ouro nos 200m peito, deixando para trás favoritos do porte de Yasushiro Koseki, que liderou durante quase todo o tempo, mas ficou sem fôlego nos últimos metros. Balandin fez 2m07s46, contra 2m07s53 do americano Josh Prenot, medalha de prata, e dos 2m07s70 do russo Anton Chupkov. Nas eliminatórias, Balandin havia feito apenas o oitavo tempo: 2m08s20.

Natação10-08? É histórico. Estou realmente feliz, é muito legal ? disse após a prova um exausto Balandin, que nadou na raia 8.

A modalidade havia sido vencida pelo húngaro Daniel Gyurta que, no Rio, não conseguiu se classificar para a final da competição e encerrou sua participação na Olimpíada sem ir ao pódio.

A rodada de disputas por medalhas desta quarta-feira ocorre após noite de gala de Michael Phelps, que subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes na terça: uma sozinho, após vencer nos 200m borboleta (1m53s36) e, em seguida, com os colegas de time, depois da vitória no revezamento 4x200m livre.

Nesta noite, o americano não participa de nenhuma disputa de medalha, mas pode pavimentar o caminho para mais um pódio: às 23h38m, o americano participa da semifinal dos 200m medley masculino para defender seu título olímpico. Estão na mesma disputa os brasileiros Henrique Rodrigues e Thiago Pereira, uma das esperanças de medalha do time brasileiro.

Na quinta-feira, o maior medalhista olímpico de todos os tempos disputa nas baterias dos 100m borboleta, onde também é medalha de ouro.

ETIENE E LEO DE DEUS FORA DAS FINAIS

Também nesta noite, os brasileiros Etiene Medeiros e Leonardo de Deus acabaram não se classificando para as finais que estavam disputando. Etiene ficou de fora da final dos 100m livre. A nadadora chegou a ter o melhor tempo de reação e fez uma boa primeira volta, mas perdeu fôlego no fim da prova e acabou fazendo o pior tempo da prova, 54s59. O melhor tempo foi o da australiana Cate Campbell, que bateu o próprio recorde olímpico, ao cravar 52s71.

Ao fim da prova, Etiene destacou a experiência de ter nadado uma semifinal olímpica e avaliou seu desempenho.

? Essa era a estratégia, passar um pouco mais forte do quie pela manhã. Consegui fazer, mas no finalzinho da prova senti muito. Mas é isso aí, vamos que vamos, estou megafeliz de ter nadado a semifinal ? comentou a atleta.

Já Leo de Deus não conseguiu ir à final dos 200m costas masculino. O brasileiro fechou a prova em 1m57s67, acima do tempo que fez para passar às semifinais. Em entrevista após a competição, o atleta reclamou do horário da competição, que começou às 22h37m.

? Não achei ruim. (Fazer) 1m57s às 22h40 tá bom, né? Não é um resultado tão positivo quanto o da tarde, até por conta do horário. Mas recuperou minha vontade de estar treinando para fazer isso aqui ? disse o brasileiro.