Cotidiano

Em protesto contra Trump, museu nos EUA retira obras feitas por imigrantes

64921224_Davis Museum at Wellesley College Assistant Preparator Craig Uram top Curatorial Assistant.jpgRIO – Em protesto contra o decreto de Donald Trump que proíbe a entrada de imigrantes nos EUA, o Davis Museum, situado no Wellesley College, no estado americano de Massachusetts, retirou de suas galerias, durante seis dias (de 16 a 21 de fevereiro), todas as obras feitas ou doadas por imigrantes.

A decisão vai afetar 120 obras ? ou 20% de todo o acervo permanente do museu. A ideia é dar aos visitantes uma dimensão do quanto os imigrantes contribuem para a cena cultural local.

As pinturas foram retiradas de exibição, enquanto outros objetos, como escuturas, estão sob um manto preto. Nos dois casos, foram coladas etiquetas com a mensagem “feito por um imigrante” ou “doado por um imigrante”.

No começo do mês, o MoMA, em Nova York, também protestou contra o decreto do presidente dos EUA, que proibiu temporariamente a entrada de pessoas vindas de sete países de maioria muçulmana. Naquele caso, a instituição dedicou toda uma ala a artistas de origem nos países afetados.