Esportes

Em primeiro jogo após acidente, Atlético Nacional homenageia a Chapecoense

MEDELLÍN – O Atlético Nacional trocou o tradicional uniforme verde por camisetas pretas com um escudo da Chapecoense no peito e entrou em campo de luto no estádio Atanásio Girardot, na noite deste sábado. A partida contra o Milionários, pelas quartas de final do Campeonato Colombiano, a primeira após a queda do avião do clube catarinense, se transformou em mais uma homenagem aos 71 mortos no acidente, na terça-feira. Antes mesmo de começar o jogo, a torcida do Nacional formou um mosaico com os dizeres “Vamo, vamos, Chape!”. Em seguida, o estádio ficou mudo ao fazer um minuto de silêncio pelas vítimas, que foram veladas neste sábado, na Arena Condá. Ao final da partida, o mesmo grito de guerra ecoava fortemente do vestiário dos atletas do Atlético Nacional, que comemoravam o placar de 3 a 0 contra o adversário de Bogotá.

Nas quatro linhas, o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores e finalista da Copa Sul-Americana, foi superior em quase todo o jogo. No primeiro tempo, o time de Medellín colocou uma bola na trave e teve pelo menos duas chances de gol. As bolas só não foram parar no fundo das redes porque o goleiro adversário Vikonis tratou de fechar o gol. O time precisava apenas de um placar de 2 a 0 para se classificar às semifinais.

Embora o Atlético Nacional tenha pressionado o rival desde o princípio, somente aos 40 minutos do primeiro tempo saiu o primeiro gol, com Guerra. No segundo, o Milionários voltou melhor e chegou a pressionar nos primeiros 20 minutos. Contudo, a partir daí o time da casa voltou a atacar o adversário. Os dois gols da vitória só aconteceram nos minutos finais do jogo. Aos 45 do segundo tempo, Días marcou o segundo. E no minuto seguinte, Nieto ampliou e assegurou a vitória por 3 a 0.

Agora, já classificado para a semifinal do Campeonato Colombiano, o Atlético Nacional enfrentará o Independiente Santa Fé. Ao final da partida, jogadores de ambos os times demonstraram um exemplo de solidariedade. Eles discursaram e leram algumas frases no microfone em apoio às vítimas e a seus familiares.

A partida foi o último jogo do Atlético Nacional em seu estádio Atanásio Girardot. Isto porque o clube viajará ao Japão, onde disputará o Mundial de Clubes da Fifa.

A expectativa do técnico Reinaldo Rueda é de que os brasileiros torçam para o Atlético Nacional na competição no Japão.

– Recebi muitas mensagens de amigos, como, por exemplo, Paulo Roberto Falcão, que disse que vai torcer pelo Nacional no Mundial em retribuição ao carinho com que os colombianos trataram as vítimas brasileiras da tragédia. Assim como Falcão, acreditamos que os torcedores colombianos também vão torcer para nós.

SAN LORENZO TAMBÉM FAZ HOMENAGEM

Além do Atlético Nacional, o San Lorenzo, rival do time catarinense na semifinal da Copa Sul-Americana também fez uma homenagem aos jogadores mortos em sua partida na noite deste sábado.

Antes do jogo contra o Olimpo, os jogadores entraram em campo vestindo camisas da Chapecoense. O San Lorenzo foi o último time que enfrentou os catarinenses na competição internacional antes da tragédia.