Cotidiano

Em Porto Alegre, viaturas da PF acompanham votação de Nelson Marchezan e Sebastião Melo

FullSizeRender (1).jpg

PORTO ALEGRE – Líder nas pesquisas de intenção de votos, o candidato do PSDB a prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, votou por volta das 11h30 numa escola pública estadual da capital. O tucano chegou acompanhado do vice Gustavo Paim (PP) e do filho de oito anos, Nelson Marchezan Neto, além de uma sobrinha, que ficaram com ele no momento do voto.

Ele afirmou que, se vencer, espera uma transição tranquila com o atual prefeito José Fortunati (PDT), que apoia o seu adversário, o candidato do PMDB, Sebastião Melo:

– O debate foi muito mais sobre as expectativas da cidade, de mudanças, do que se almeja para o futuro, sobre a realidade. Essa questão partidária, ideológica, mais ranzinza não foi pauta nesta eleição. Precisamos fazer uma transição com cada um cumprindo suas obrigações de forma muito madura, se a gente vencer – disse Marchezan.

PortoAlegre

Já Sebastião Melo votou num colégio da Zona Sul acompanhado do prefeito e do ex-senador Pedro Simon (PMDB) e afirmou que a eleição ainda “está em aberto”. Ele aposta nos eleitores do PT e do PSOL, que não apoiaram nenhum candidato.

– As pessoas têm o direito de não votar em ninguém, em anular o voto, só que esse preço pode ser muito alto a ser pago para a cidade. Se fôssemos duas candidaturas iguais, mas não somos. Eu venho do campo popular. Tem uma outra candidatura de direita, custeada pela direita e pelo movimento odioso que é o MBL (Movimento Brasil Livre), que teve um papel odioso em Porto Alegre – disse Melo.

Viaturas da Polícia Federal estavam nos dois locais de votação ?por precaução?, depois do tumulto ocorrido no primeiro turno durante o voto da ex-presidente Dilma Rousseff. Marchezan afirmou que não solicitou as viaturas, mas considera a presença da PF ?importante?:

– Pelos ânimos que foram instigados pelo outro candidato, acho que é importante.

FullSizeRender (3).jpgEle disse que a disputa na capital gaúcha foi sim tensa, mas não ideológica ou partidária. Se ganhar, será a primeira vez que o PSDB comandará a cidade. Perguntado sobre uma relação futura com Melo, que é vice-prefeito, respondeu:

– Vamos deixar passar a eleição.

Em relação à presença da PF, Sebastião Melo fez acusações ao tucano:

– A PF só veio para cá por causa de uma invenção, de um atentado (no comitê de Marchezan). O que é lamentável para o padrão político do Rio Grande do Sul – disse ele, se referindo ao episódio em que os vidros do comitê de Marchezan foram quebrados.