Cotidiano

Em Porto Alegre, candidatos trocam ataques por apoio político no último programa eleitoral

PORTO ALEGRE (RS) ? No último programa eleitoral do primeiro turno, o candidato do PT, Raul Pont, abandonou a cor vermelha e mostrou em amarelo o slogan ?Vota Raul?, com imagens de eleitores e músicos e não de estrelas do partido. Apesar de residir em Porto Alegre, Dilma foi mantida à distância da campanha, aparecendo apenas uma vez no programa com um depoimento como ?cidadã?.

O petista, que briga com Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Luciana Genro (PSOL) por uma vaga no segundo turno, fez um programa sem ataques, ao contrário do dia anterior. O ex-presidente Lula também não tem aparecido na propaganda.

Marchezan preferiu mostrar apenas músicos cantando o seu jingle e campanha, sem aparecer. Ao final, a mensagem: ?Obrigado Porto Alegre, nos vemos no segundo turno?.

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PMDB e de mais 13 partidos, Sebastião Melo, preferiu relembrar que trocou Goiás por Porto Alegre e também não exibiu apoio de políticos.

– Vou manter o que foi feito de bom e trabalhar incansavelmente para as mudanças que Porto Alegre precisa – disse ele, que é vice-prefeito licenciado.

APOSTA NO DEBATE

Pont, Marchezan e Luciana Genro apostam no debate desta noite, na RBS TV, afiliada da Rede Globo, para conseguir chegar ao segundo turno.

Já Melo, segundo colaboradores, não vai entrar em provocações sobre os erros da atual gestão.

Marchezan avalia que será alvo de Pont e Luciana Genro. Ele cresceu na preferência e está empatado com Pont e Luciana, considerando a margem de erro da última pesquisa Ibope, na sexta-feira.

A candidata do PSOL, que perdeu terreno nos últimos dias, espera recuperar votos com seu estilo mais agressivo durante o debate. Aliados dizem que Luciana ?aposta tudo? no debate.