Cotidiano

Em novo golpe, hackers tentam acesso a conta corrente por aplicativo de banco

Hacker em ação - Reprodução.jpgRIO – Uma professora de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, quase caiu em um
golpe que surpreende pela sofisticação. Valéria Saneiro, de 44 anos, estava com
problemas para entrar no aplicativo do Banco do Brasil e logo recebeu uma
ligação: um suposto funcionário do suporte técnico da instituição financeira
dizia que o acesso dela ao programa era temporário e que ela deveria ir a um
terminal de autoatendimento do banco para habilitar o serviço no telefone.

? Como ele não pediu nenhum dado pessoal, não fiquei desconfiada. Ele me
informou o passo a passo do que eu deveria fazer no caixa eletrônico. Como eu
precisava de uma senha que tinha esquecido, fui diretamente na minha gerente.
Ela desbloqueou meu aparelho e na tela apareceram duas opções: iPhone e
smartphone. Como o meu celular é da Apple, não desconfiei e o aplicativo voltou
a funcionar.

Pouco depois, Valéria conta que o aplicativo parou de funcionar
novamente.

? O rapaz me ligou novamente, cobrando que eu fizesse o procedimento. Eu
disse que tinha liberado o acesso do iPhone com a gerente, mas ele me orientou a
voltar na agência. Eu comecei a ficar intrigada com a insistência, mas ele me
lembrou que em nenhum momento me pediu informações pessoais e dados cadastrais.
O estranho é que ele me deu um prazo até as 11 horas, mas, por causa do
trabalho, eu não fui à agência.

Depois do trabalho, a cliente voltou ao banco e, no caixa eletrônico,
percebeu que havia dois iPhones que poderiam ser desbloqueados. Um aparelho
estava com o nome dela e outro, com o nome ?João?.

? Eu liberei o meu e liguei para o suporte do Banco do Brasil. Eles disseram
que esses procedimentos relatados por mim não eram comuns, que deveria se tratar
de uma fraude e que eu deveria bloquear todas as minhas senhas. Até agora, eu
não sei como tiveram acesso à minha rede e às informações. O rapaz sabia meu
nome e conta, todos os dados. Tentaram que eu liberasse o acesso deles ao meu
aplicativo usando dois telefones diferentes. Foram muito criativos, pena que não
usam isso para o bem. Eu escapei, mas uma conhecida minha perdeu R$ 20 mil.

A delegada Daniela Terra, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de
Informática (DRCI), afirma que ainda não recebeu denúncias sobre o golpe
aplicado em Valéria, mas destaca outro crime muito comum envolvendo bancos:

? A vítima recebe um SMS como se fosse do banco pedindo a atualização de
dados. Essa mensagem de texto é apenas uma isca, e, ao clicar no link ou seguir
o passo a passo, o cliente acaba passando informações pessoais para os
criminosos.

Para a delegada, é fundamental que o consumidor entre em contato
imediatamente com o banco:

? As instituições financeiras não adotam esse tipo de procedimento, mas há
casos de pessoas que perderam até R$ 20 mil por causa desse golpe.

Caso a pessoa tenha sido vítima de um golpe semelhante, é importante
registrar a queixa em uma delegacia:

? O 171, ou seja, o estelionato sempre existiu. Antigamente era aquela pessoa
que dizia que tinha um bilhete premiado da loteria, mas não tinha como trocar
pela fortuna e que queria apenas uma pequena quantia. Com o tempo, os golpes
estão se aprimorando. Por isso, a melhor prevenção é desconfiar sempre. Se
envolver o banco, é melhor ligar para o atendimento ou gerente antes de adotar
qualquer procedimento ? ressalta a delegada.

CONFIRA AS ORIENTAÇÕES DOS BANCOS PARA EVITAR FRAUDES

Banco do Brasil

A instituição informa que não liga ou envia mensagens ou links solicitando
senhas dos clientes, e também orienta a não fornecer, informar ou digitar as
senhas em ligações ou links recebidos. O cliente, ao receber um SMS, e-mail ou
qualquer mensagem deve atentar para o seu remetente, e principalmente, não
informar ou digitar senhas, cartões ou dados pessoais. O Banco do Brasil não
envia mensagens ou links solicitando senhas dos clientes. O cliente deve enviar
essas mensagens para o e-mail [email protected]. Caso o cliente receba uma ligação
telefônica e nela sejam solicitadas suas senhas, deve desligar o telefone e
procurar uma agência ou caixa eletrônico para alterá-las, mesmo que não as tenha
informado. Outra opção é ligar, a partir do seu próprio telefone, para o número
4004-0001 para confirmar a veracidade da ligação anterior. Caso o cliente
informe ou digite senhas ou alguma outra informação pessoal em algum link,
página ou em ligação suspeita, ele deve procurar imediatamente uma agência ou
caixa eletrônico para alterar suas senhas.

Bradesco

O banco sempre orienta a manter em segurança dados de e-mail, redes sociais,
bancários e demais informações pessoais. O cliente ao utilizar o computador ou
celular, deve manter sempre o Sistema Operacional original e atualizado,
utilizar os sistemas de proteção como Antivírus e Firewalls. Não navegar em
sites desconhecidos. Desconfiar sempre de e-mails, sites e aplicativos que lhe
pedem muitas informações pessoais e senhas. Utilizar somente redes wifi seguras,
evitar redes wifi públicas não protegidas por senha. Em caso de dúvida sobre a
veracidade de um e-mail, site ou aplicativo, encaminhar para
[email protected].

Caixa Econômica Federal

O banco lembra que não envia links por SMS. Se o cliente receber mensagens no
celular contendo links, deve desconfiar e, na dúvida, ligar para o SAC Caixa:
3004-1104 ou 0800 726 0104. A Caixa alertou também que não recolhe cartões
destruídos. Se alguém ou alguma empresa se oferecer para isso, cuidado, pode ser
um golpe.

Itaú

O banco nunca pede sua senha ou código do iToken fora do ambiente de
transação nem solicita dados por e-mail ou SMS. Se o cliente receber algo assim,
não deve abrir. O Itaú lembra que nunca telefona para pedir dados pessoais,
senhas e códigos do iToken. A instituição acrescenta só envia mensagens e
alertas por e-mail e SMS quando o cliente as solicita. E para isso, é preciso
fazer um cadastro no site antes.

Santander

O banco esclarece que orienta seus clientes a adotarem as melhores práticas
de segurança, como não fornecer dados em ligações recebidas, e acrescenta que
nunca solicita o cartão em suas residências. Além disso, o banco recomenda os
seguintes cuidados: em ligações recebidas nunca fornecer (nem digitar) senhas;
não acatar solicitações para envio de fotos com os dados do Cartão de Segurança;
não preencher dados pessoais ou senhas de acesso em links ou endereços
eletrônicos fornecidos por telefone, email, telegrama, correspondências, etc;
Não clicar em links enviados por e-mail ou SMS; Caso desconfie de algum e-mail,
o cliente deve enviar para [email protected], que trata desse tipo de
golpe e depois deletar o e-mail e, por fim, em qualquer abordagem ou transação
suspeita, contatar imediatamente o banco.