Cotidiano

Em nota, Renan diz que decisão de ministro do STF foi contra o Senado

INFOCHPDPICT000062894739BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta segunda-feira, por meio de nota, que a decisão de afastá-lo da presidência do Senado foi uma decisão “contra o Senado” e que está consultando os advogados sobre as medidas a serem adotadas. Segundo a nota, Renan ainda está tomando conhecimento da decisão, ressaltando que ela foi tomada “monocraticamente” pelo ministro Marco Aurélio, do STF.

A nota, assinada pela assessoria de imprensa, ressalta que o Senado nunca foi ouvido na ação que analisa se a autoridade que é ré não pode assumir a Presidência da República, na linha sucessória. Na semana passada, o STF aceitou denúncia contra Renan.

Rena está na residência oficial do Senado desde de que desembarcou de Maceió (AL), no fim da tarde. Segundo informações, ele se reuniu com o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), e assessores mais próximos. Outros senadores devem se encontrar com Renan, em especial a cúpula do PMDB, que já pretendia ir ao seu encontro antes da decisão do Supremo. Enquanto isso, a bancada do PT no Senado está reunida, à espera de um relato de Viana.

Eis a íntegra da nota do peemedebista:

“O senador Renan Calheiros só irá se manifestar após conhecer oficialmente o inteiro teor da liminar concedida monocraticamente por ministro do Supremo Tribunal Federal. O senador consultará seus advogados acerca das medidas adequadas em face da decisão contra o Senado Federal. O senador Renan Calheiros lembra que o Senado nunca foi ouvido na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental e o julgamento não se concluiu”.