Cotidiano

Em noite de premiação, Moro dedica homenagem ao STF e Temer diz que vai ?salvar o país?

SÃO PAULO – Em meio à crise institucional entre o Judiciário e o Legislativo, o juiz Sérgio Moro dedicou o prêmio ?Brasileiro do Ano na Justiça?, que recebeu da revista IstoÉ, no final da noite desta terça-feira, aos magistrados do Brasil e especialmente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Sem citar diretamente o conflito entre os poderes, Moro frisou que entende que o reconhecimento conferido a ele não se deve apenas a sua atuação na primeira instância da Justiça de Curitiba, mas a um trabalho “institucional” do Judiciário, que tem contribuído para a que o cidadão confie na Justiça.

– Esse ano foi ano muito difícil e trabalhoso. Recebo esse prêmio não como reconhecimento pessoal. Entendo como um reconhecimento a um trabalho institucional. E o dedico a todos os magistrados, de todas as instâncias, em especial o STF, que tem feito um trabalho muito significativo e demonstrado que o cidadão pode confiar na Justiça brasileira. Recebo humildemente, acreditando que significa um reconhecimento dessa instituição, que tem assumido um papel cada vez mais importante na vida brasileira – disse Moro.

Também laureado pela revista com prêmio “Brasileiro do Ano”, Temer se disse motivado a recuperar a economia brasileira e a “salvar” o país com “ética na política”.

– Em face deste prêmio, estamos muito mais motivados a cumprir os nossos deveres. O prêmio é um incentivo para todos e nos mobiliza a enfrentar essa crise. Nós temos que aproveitar a crise. Ela é mobilizadora das pessoas e do governo. O que o Brasil mais quer hoje é o que chamamos de democracia da eficiência. As pessoas querem eficiência nos serviços públicos, querem ética na política, o que significa eficiência – disse Temer. – Estamos saindo da crise, da recessão. Vamos alcançar o crescimento e precisamos do apoio de todos, especialmente da imprensa. Isso serve como mobilizador e motivador para que nós salvemos o país.

Presente ao evento, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez um aceno de apoio ao presidente. Ao citar em seu discurso um convênio que havia assinado com Temer para financiar a Santa Casa de Misericórdia, em crise financeira, Alckmin disse que Temer não estava sozinho e que poderia contar com São Paulo.

Alckmin entregou o prêmio de “Brasileiro do Ano na Política” ao prefeito eleito de São Paulo, João Doria. Em sua campanha, Doria se notabilizou por dizer que não é político, mas um gestor. E ele segue repetindo o mantra.