Cotidiano

Em motim, militares marfinenses fazem ministro da Defesa refém

IVORYCOAST-MILITARY_-GCJ32J34C.1.jpgABIDJAN – O ministro da Defesa da Costa do Marfim, Alain Richard Donwahi, foi capturado e feito refém neste sábado por soldados amotinados que rejeitam os termos do acordo sobre melhorias salariais anunciado pelo presidente, Alassane Ouattara. Logo depois que o presidente anunciou o acordo, os militares, enfurecidos, impediram que o ministro da Defesa e sua delegação deixassem a residência do vice-governador, atirando com armas pesadas, segundo um correspondente da AFP. Donwahi acabou liberado horas depois, informou a imprensa local.

Ouattara havia anunciado um acordo com os soldados rebelados, cujas manifestações por aumento salarial paralisam Bouaké, segunda maior cidade do país, desde ontem.

“Confirmo meu aval para que sejam levadas em conta as reivindicações relacionadas aos bônus e à melhoria das condições de vida dos soldados”, afirmou Ouattara em um breve pronunciamento na TV. “Uma vez declarado meu aval, peço a todos os soldados que retornem a seus quartéis, para permitir que sejam colocadas em prática com calma estas decisões”, acrescentou, sem divulgar detalhes sobre o acordo.

“O presidente tem que dizer quando irá nos pagar, e com que quantia”, criticou um soldado rebelado.

Os militares exigem o pagamento de bônus, aumentos salariais, promoções mais rápidas e melhores condições de moradia.

O acordo foi fechado após uma reunião entre o ministro da Defesa, Alain Richard Donwahi, e uma delegação de soldados amotinados em Bouaké.