Esportes

Em momentos opostos no Brasileiro, Fla e Flu projetam o clássico

Após uma rodada que foi boa para o Flamengo e terrível para o Fluminense, os dois times começam a se preparar para o Fla-Flu do próximo domingo, que será disputado na Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte. As duas equipes vivem momentos opostos na temporada. O time rubro-negro de Zé Ricardo está invicto há três jogos e ocupa ao menos temporariamente um lugar no G-4, a zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. Já a equipe tricolor de Levir Culpi venceu apenas um dos últimos seis jogos, exibe problemas defensivos, sofre com a ausência de Fred, vendido ao Atlético-MG, e está no meio do caminho entre o G-4 e a zona de rebaixamento (a diferença para as duas posições em cima ou embaixo é de quatro pontos).

Vitorioso na rodada após o 1 a 0 sobre o Santa Cruz, o Flamengo chegará mais empolgado para o clássico que será o primeiro do seu técnico interino no comando do time. Enquanto o clube não decide qual será o futuro treinador, Zé Ricardo vai ficando e conquistando bons resultados para o clube.

– Espero que possamos ser felizes no primeiro clássico. Nossa intenção é estar perto do G-4. Acho que vai ser uma grande partida. É uma emoção muito grande poder disputar mais uma partida no Campeonato Brasileiro – disse o treinador.

Do lado tricolor, Levir não esconde sua preocupação com as atuações do time. Reconheceu que a derrota para o Santos foi péssima, mas disse esperar que o time consiga reagir no clássico.

– É um jogo diferente, de mobilização geral. Espero que aconteça isso com o Flu. Precisamos jogar o time pra cima. Eles se abatem muito rapidamente. Não estou entendendo isso. Não há motivos. A derrota não pode jogar um time da grandeza do Flu tão para baixo – contou o técnico, revelando sua preocupação com o emocional do time.

– O Fluminense se abate muito rapidamente. A derrota joga o time muito para baixo. Quando há empenho e situações para vencer, se tem esperança. Mas precisamos de um aproveitamento melhor. Alguns jogadores chegaram agora, precisamos ter continuidade e trabalhar em cima dos problemas da parte emocional. A decepção é muito grande quando acontece algo negativo. Não pode ser assim. Precisamos equilibrar melhor a equipe.

PREOCUPAÇÃO COM AS FALHAS

Levir ainda lamentou as falhas do sistema defensivo, reconheceu que a equipe vem tomando muitos gols, mas disse que o Fluminense voltará a se estabilizar novamente. Questionado sobre a necessidade de reforços, o treinador acha que o time precisa mais encaixar melhor do que contratar.

– A necessidade maior é de encaixe do time e de estabilidade técnica e tática. É o problema de todos os times, aliás. Não apenas as contratações. Mas a estabilidade no andamento do campeonato. Claro que se houver a possibilidade de reforços, vamos buscar. Mas o problema é o excesso de trocas.

GUERRERO VOLTA?

Já no Flamengo, a expectativa é pela volta de Paolo Guerrero ao time. O atacante peruano já se reapresentou depois de participar da Copa América e pode jogar o Fla-Flu.

– Se estiver bem, a gente pensa em usar o Paolo. Vizeu foi muito bem no período, mas é um garoto. Espero contar com o Guerrero para o próximo jogo. Só vou saber mais à frente. É cedo para falar qualquer coisa – afirmou Zé Ricardo, que disse ainda que Alex Muralha será mantido como titular no gol.

– Está numa sequência muito boa, jogos seguros. É uma posição que a gente sabe que precisa ter continuidade. Essa continuidade nos dá garantia de que temos grandes goleiros. O Paulo deve estar voltando para a partida contra o Internacional. Vamos avaliar certinho, não temos pressa para definir isso – encerrou.