Cotidiano

Em mensagem, doleiro reclama de Geddel: 'Esse cara acha que eu tenho uma impressora'

lucio-funaroBRASÍLIA – O doleiro Lucio Funaro reclamou de forma curiosa para o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha de cobrança de recursos que seriam feitas pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Cunha geddel

“Jf geddel ta creditando hj nem fui Iá esse cara acha que tenho uma impressora (sic)”, reclamou o doleiro em mensagem enviada a Eduardo Cunha em 11 de setembro de 2012.

Cunha, porém, deu razão a Geddel em sua resposta:

“Ja ta creditado. É que tem que rodar meu filho (sic)”.

As mensagens foram extraídas pela Polícia Federal de um celular apreendido na Residência Oficial da Câmara, quando Cunha ainda era presidente da Casa, em dezembro de 2015. Para o Ministério Público Federal, Geddel, Cunha e Funaro faziam parte de uma mesma organização criminosa que realizou fraudes na Caixa Econômica Federal. O diálogo acima faz parte dos autos da “Operação Cui Bono?”, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira e que tem Geddel como alvo principal.

Segundo a investigação, a cobrança de Geddel seria relativa a um repasse que deveria receber devido a um empréstimo feito pelo banco público para a empresa J&F, controladora do grupo de frigoríficos JBS. Em uma das mensagens, enviada para Cunha em 31 de agosto de 2012, Geddel relata que seriam aprovadas na semana seguinte duas operações para a empresa, de R$ 767 milhões e de R$ 194 milhões. No dia 4 de setembro, o então vice-presidente da Caixa avisa a Cunha que os recursos foram aprovados.