Cotidiano

Em meio à recessão, Google vê espaço para avanço de marketing digital no Brasil

63178907_A picture taken on December 6 2016 shows Google Groningen logo for .jpgSÃO PAULO – O Google ainda vê espaço para crescimento do marketing na internet no Brasil, mesmo em meio à recessão, devido à crescente digitalização da economia, disseram executivos da empresa, que lançou um relatório sobre o tema nesta segunda-feira.

De acordo com a pesquisa, contratada junto à Deloitte e chamada Impacto Econômico do Google, em 2015, empresas que contrataram os serviços de anúncios AdWords do Google tiveram uma estimativa de retorno entre R$ 3,40 e R$ 8 para cada R$ 1 investido neste tipo de publicidade.

A piora no cenário econômico brasileiro neste ano atingiu o mercado de publicidade na internet, embora de forma menos acentuada, afirmaram executivos do Google, que elaborou a pesquisa em um momento em que rivais como o Facebook estão incrementando sua presença na América Latina.

? A crise afeta o crescimento como um todo, mas no digital isso se sente um pouco menos, porque ainda tem espaço para muitas coisas. A situação do Brasil ainda é de muito espaço para crescimento ? disse o gerente de comunicação do Google, Rafael Corrêa.

Mesmo com perspectivas mais pessimistas, de uma recuperação mais lenta da economia para 2017, o diretor de relações institucionais do Google Brasil, Marcelo Lacerda, acredita que o ritmo de crescimento do modelo de marketing online deve se manter estável.

? Acho que vai continuar na mesma toada. Pode não ter grandes avanços, mas também não vai ter grandes perdas.

O Google, que não divulga dados sobre faturamento no Brasil, afirmou que o levantamento da Deloitte apurou que empresas e criadores de conteúdo que usaram os serviços da empresa “contribuíram com até 37 bilhões de reais para a economia brasileira em 2015” e que essa atividade econômica apoiou manutenção de até 430 mil empregos em diversos setores.

Como um todo, o Google teve um aumento de 20 por cento na receita global no terceiro trimestre, para 22,45 bilhões de dólares, apoiada em anúncios em dispositivos móveis e no YouTube.

Para os próximos dois anos, a empresa prevê uma série de investimentos no Brasil, incluindo o lançamento de uma nova estrutura de computação em nuvem voltada aos serviços empresariais GSuite em São Paulo, anunciada em setembro.

Além disso, a empresa pretende lançar em 2017 o cabo de Internet submarino chamado Monet, em parceria com um consórcio de companhias, que liga Boca Raton, nos Estados Unidos, à Fortaleza, no Ceará, e Praia Grande, em São Paulo. A companhia tem ainda mais dois projetos do tipo, porém, ainda não há previsão de inauguração.