Cotidiano

Em meio a queixas, siderúrgica chinesa dá calote em outro bônus

247142116_8.jpg

XANGAI – O Dongbei Special Steel Group, uma siderúrgica chinesa cujo primeiro calote ajudou a disparar uma venda generalizada no mercado de bônus em abril, afirmou nesta terça-feira que não conseguiu fazer um pagamento relativo a outro título de dívida. A empresa anunciou calote sobre um título de 870 milhões de yuans (US$ 130 milhões) de dois anos distribuído em colocação privada e que venceu na segunda-feira.

china 1907

Os problemas no Dongbei, que deixou de cumprir compromissos de sete instrumentos de dívida este ano, têm causado dores de cabeça a um de seus principais subscritores, o Banco de Desenvolvimento da China, e para o governo da província de Liaoning, que controla a empresa.

Investidores detendo cerca de 2,2 bilhões de yuans em títulos do Dongbei acusaram o governo da província e a Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Controlados pelo Estado de descumprirem seus deveres ao lidarem com os calotes da siderúrgica, segundo comunicado obtido pelo IFR, serviço da Thomson Reuters.

Representante do governo de Liaoning não comentaram o assunto de imediato.

Em maio, análise da Reuters sobre dados do Banco Central da China mostraram que as províncias do chamado ?cinturão da ferrugem?, que inclui Liaoning, têm visto um rápido crescimento na dependência de financiamento de alto custo depois que financiadores tradicionais recuaram.

?Muitos emissores (de dívida), incluindo empresas estatais de governos locais e que são responsáveis por cerca de 80% e 62% dos bônus emitidos por companhias de carvão e aço que vencem antes do final deste ano, têm posições de liquidez muito frágil?, disseram analistas da agência de classificação de risco Fitch em relatório recente.