Cotidiano

Em meio à crise entre STF e Senado, Temer diz que PEC do teto ?seguramente? será votada

BRASÍLIA – Em meio à crise institucional entre Supremo Tribunal Federal (STF) e Senado, que rejeitou, ontem, por meio da Mesa Diretora, acatar decisão judicial de afastar Renan Calheiros (PMDB-AL) do comando da Casa, o presidente Michel Temer afirmou na manhã desta quarta-feira que seguramente a PEC do teto dos gastos será votada ainda neste ano.

A votação do texto está marcada para o dia 13, mas as incertezas que cercam a permanência de Renan na Presidência do Senado causam preocupação ao Palácio do Planalto.

Após deixar uma solenidade de promoção de militares, realizada no Palácio do Planalto, Temer respondeu rapidamente à pergunta dos jornalistas se a emenda constitucional será votada:

? Seguramente ? respondeu, acenando e subindo ao seu gabinete.

Na tarde desta quarta-feira, os ministros do STF julgarão a liminar expedida por Marco Aurélio Mello, determinando o afastamento de Renan da Presidência do Senado e, consequentemente, da linha sucessória da Presidência da República, por ter se tornado réu numa ação penal.

Ontem à tarde, Renan foi chamado por Temer ao Planalto para conversar sobre sua situação e sobre o andamento das votações no Senado. O peemedebista garantiu que o cronograma pré-estabelecido, que prevê a votação da PEC do teto será cumprido. No entanto, o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), se assumir o cargo, vem sendo pressionado pelo seu partido a engavetar o projeto, chamado pela oposição de “PEC da morte”.