Esportes

Em luta tensa, Rafaela vence romena e está na disputa pelo ouro no judô

RIO – A judoca brasileira Rafaela Silva venceu a polonesa Corina Caprioriu e está na disputa pelo ouro na categoria até 57 kg. O confronto foi decidido por Golden Score, após uma luta tensa, com as duas atletas demonstrando cautela para aplicar os golpes. O juiz chegou a dar um vazari para para a brasileira, mas voltou atrás.

O resultado ocorreu após a vitória da brasileira sobre a húngara Hedvig Karakas, a mesma que a eliminara em Londres-2012. Naquele ano, Rafaela foi desclassificada por aplicar uma catada de perna considera ilegal. O episódio repercutiu nas redes sociais e a atleta chegou a ser alvo de racismo na web.

Aos 24 anos, Rafaela é medalha de ouro no Mundial de 2012, prata no Mundial de 2011 e bronze no World Masters de 2012.

LEIA TAMBÉM: Rafaela Silva recebe apoio dos torcedores nas redes sociais

Mais cedo, no masculino, na categoria até 73kg, o brasileiro Alex Pombo não passou da estreia após sofrer um yuko – pontuação mínima do judô – a cinco segundos do fim do combate contra o chinês Saiyinjirigala. Como foi derrotado na primeira luta, Pombo não terá chance de disputar o bronze.

A luta foi marcada por polêmica, já que o golpe decisivo foi feito em dois tempos, o que não é permitido pela arbitragem.

? Ele entrou com o golpe, eu defendi. Depois, ele se tacou no chão e continuou. Entendi que foi em dois tempos, mas a arbitragem teve outra interpretação. De qualquer forma, o erro foi meu. Não poderia ter deixado essa dúvida para a arbitragem. Eu estava melhor na luta ? disse Alex Pombo.

VEJA TAMBÉM:

SEGREDOS OLÍMPICOS: O judô na série em vídeo

INFOGRÁFICO ESPECIAL: Teste mostra que força do judoca na pegada está relacionada com a categoria

Judoca saudita teria faltado para não enfrentar atleta israelense

O desafio dos brasileiros na briga por medalha no judô