Esportes

Em jogo emocionante, Brasil supera Lituânia em torneio amistoso

Numa partida marcada pelo equilíbrio, a seleção brasileira de basquete masculina venceu a forte seleção da Lituânia por 64 a 62, na tarde deste domingo, no ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). As duas equipes voltarão a se enfrentar na primeira rodada do Grupo B dos Jogos Olímpicos, dia 7 de agosto, às 14h30m, na Arena Carioca 1. Na preliminar, a Austrália venceu a China por 82 a 53.

O destaque brasileiro foi o ala Marquinhos, que começou no banco, mas marcou 14 pontos e pegou cinco rebotes. Ele acertou três das sete tentativas de três pontos – a equipe arriscou 22 e acertou nove. Os armadores Alex e Raulzinho marcaram 11 pontos enquanto os pivôs Nenê e Augusto Lima pegaram sete rebotes cada.

Na Lituânia, o principal jogador foi o pivô Jonas Valanciunas, com 12 pontos e nove rebotes. O cestinha do time foi o armador Mantas Kalnietis, com 13.

A partida marcou o primeiro contato com bola do pivô Cristiano Felício com seus novos companheiros. Convocado para substituir Anderson Varejão, cortado por lesão, ele fez uma partida discreta. O jogador atuou por 11 minutos, deu duas assistências, pegou dois rebotes e não pontuou.

No primeiro quarto, o Brasil arrancou na frente e terminou com a vitória parcial de 24 a 19, mas deixou a Lituânia encostar e virar. A seleção brasileira terminou o primeiro tempo dois pontos atrás: 56 a 58.

Com o placar apertado, as duas equipes passaram a se defender melhor e ter dificuldades para pontuar. A Lituânia marcou 12 pontos no terceiro quarto contra apenas onze do Brasil. No último período, a seleção de Magnano fez 17 pontos e permitiu dez pontos do adversário, garantindo a vitória.