Cotidiano

Em jantar com Maia, Temer diz que governo precisa liderar agenda do país

BRASÍLIA ? O presidente Michel Temer discutiu as medidas a serem tomadas para mostrar que o governo não está paralisado durante jantar na residência do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), na noite de ontem. Segundo participantes do encontro, Temer conversou com o grupo de parlamentares a agenda de votações nesta semana final dos trabalhos do Congresso e como será a discussão das reformas a partir de 2017. Temer, ressaltou ao grupo a importância de o país voltar a gerar empregos.

O jantar contou com a participação dos deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA), Heráclito Fortes (PSB-PI), Benito Gama (PTB-BA) e o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR). Também estava o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o secretário especial e um dos seus principais colaboradores, Moreira Franco.

? Tratamos da agenda microeconômica e das reformas. E ainda da estratégia para o próximo ano. O presidente Temer disse que tem que liderar a agenda do país ? disse um participante do jantar.

O grupo ainda ficou com a impressão de que o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy, será aproveitado no governo no momento adequado. Neste domingo, Imbassahy esteve com Temer no Palácio do Jaburu. Segundo tucanos, foi um gesto importante depois da confusão na semana passada sobre a nomeação ou não de Imbassahy para a secretaria de Governo, em substituição a Geddel Vieira Lima. Temer quis desfazer o constrangimento, mas o momento de o PSDB ingressar ou não será definido com o presidente nacional do partido, Aécio Neves. Temer, na sexta-feira, disse a aliados do Nordeste que deveria esperar a virada do ano.

Temer está preocupado em acelerar a agenda econômica e o chamado minipacote de medidas para estimular o crescimento, depois das denúncias da cúpula da Odebrecht envolvendo o próprio presidente e parlamentares.

A ideia é lançar o pacote em breve, com cerca de sete medidas. O presidente deve conversar ainda hoje com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.