Esportes

Em Hungria x Islândia, Eurocopa tem mais um caso de distúrbio provocado por torcedores

201606181208413992_RTS.jpgCerca de 100 torcedores húngaros promoveram uma confusão no estádio Velódrome, em Marselha, minutos antes do jogo entre a seleção do país e a Islândia, válido pela segunda rodada do grupo F. O grupo chegou a pular a cerca que separa setores do estádio e deu trabalho para os stewards, agente particulares de segurança.

Fugindo da polícia na Eurocopa

A Eurocopa tem sido marcada por episódios de violência e intolerância. Os policiais franceses têm tido trabalho com arruaceiros que brigam nas ruas da cidade que sediam jogos. Os hooligansbrigam também nos estádios. 201606181457364564_RTS.jpg

A Rússia chegou a ser ameaçada de exclusão do torneio caso seus torcedores voltassem a promover tumultos. Apesar da reincidência, a ameaça da Uefa acabou não se concretizando.

Na segunda-feira a Uefa vai julgar as federações da Croácia e da Turquia por incidentes com torcedores nos jogos de sexta-feira passada. Os distúrbios envolvendo os croatas ocorreram no Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne, durante o empate com a República Tcheca por 2 a 2. As acusações são: uso de fogos de artifício; arremesso de objetos em campo; perturbação da ordem pública; e comportamento racista. No caso dos turcos, as infrações são uso de fogos de artifício; arremesso de objetos e invasão de campo, no jogo contra a Espanha.

O jogo Croácia x República Tcheca foi o segundo caso de incidentes graves em estádios nesta Euro. O primeiro ocorreu na primeira rodada em Marselha, durante Rússia e Inglaterra. Na ocasião, o comitê puniu os russos com uma multa de 150 mil euros e definiu que novos incidentes dentro de estádios levariam a seleção a ser desqualificada da competição. Tudo indica que os croatas levarão a mesma punição.

O incidente ocorreu na reta final do segundo tempo, quando rojões foram lançados, acertando inclusive um funcionário do estádio. Em seguida, cerca de 20 baderneiros começaram uma briga com outros torcedores croatas que estavam criticando o lançamento dos rojões. A briga somente terminou com a chegada de mais policiais no setor. Durante a confusão, o jogo parou por alguns minutos.