Cotidiano

Em greve há quatro meses, servidores federais protestam em Cascavel

Na próxima semana, categoria decide em assembleias estadual e nacional o futuro da greve

Cascavel – Funcionários públicos de órgãos e instituições de ensino que estão de braços cruzados realizaram uma manifestação na sexta-feira (28), em forma de passeata e panfletagem pelo Calçadão da Avenida Brasil.

O Sindprevs (Sindicato de Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social e Ação Social) estima que cerca de 160 pessoas participaram do protesto, dentre eles, servidores do INSS e técnicos administrativos que trabalham em instituições de ensino de Cascavel e região, como UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná), IFPR (Instituto Federal do Paraná), Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul).

Os funcionários das instituições de ensino estão há mais de quatro meses em greve, já os servidores do INSS iniciaram a paralisação há pouco mais de 50 dias e de acordo com o Sindprevs, há uma chance ínfima da categoria retornar ao trabalho.

“Nesta semana, o governo apresentou a mesma proposta que havia apresentado antes da greve iniciar. Com isso, a chance de mantermos a paralisação é de 99%”, relata o membro do sindicato, Paulo Sérgio Lopes Filho.

Na semana que vem, a categoria decide em assembleias estadual e nacional o futuro da greve.

Dentre as propostas oferecidas pelo governo está o índice de reposição salarial em 21%. A categoria pede 27% e diz que se trata de acumulado dos últimos anos em que a questão não foi atendida. Na segunda-feira, ocorre mais uma reunião entre representantes de sindicato e ministérios do Planejamento e Previdência.

(Com informações de Marcelo Machado)