Cotidiano

Em Foz, idosos com mais de 80 anos começam a ser vacinados contra o Coronavírus nesta sexta (26)

Município receberá mais 2.620 doses dos imunizantes e mantém vacinação no sábado até as 17h

Em Foz, idosos com mais de 80 anos começam a ser vacinados contra o Coronavírus nesta sexta (26)

A partir desta sexta-feira (26) a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu começará a vacinar idosos com mais de 80 anos contra a Covid-19. As doses serão aplicadas na sede da Vigilância em Saúde, ao lado da Unidade de Saúde da Vila Yolanda, na modalidade drive-thru.

A ampliação da faixa etária dos idosos será possível devido ao recebimento de 2.620 doses dos imunizantes, previsto para a manhã desta sexta. De acordo com a 9ª Regional de Saúde, Foz do Iguaçu receberá 2.210 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 510 da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. Ao todo, 102.500 unidades da vacina foram entregues ontem pelo Ministério da Saúde ao Governo do Paraná.

“As vacinas que chegarão nesta sexta serão para continuar vacinando os idosos, agora acima de 80 anos, e os profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose”, disse a secretária de saúde, Rosa Jeronymo. A vacinação na sexta-feira (26) e no sábado (27) acontece das 8h às 17 horas. O município vacinou até o momento 1.283 idosos acima de 60 anos acamados, cadastrados no site da Prefeitura, e aqueles com mais de 85 que procuraram a Vigilância.

Os profissionais de saúde de clínicas, farmácias e laboratórios já cadastrados devem aguardar o chamamento da Vigilância Epidemiológica para a vacinação, a partir de segunda-feira (01). “Nossa prioridade agora são os idosos. O objetivo é aumentar a imunização neste grupo para que menos pessoas adoeçam e desenvolvam a forma grave da doença”, comentou a secretária.

Balanço

A Secretaria da Saúde já aplicou 11.074 doses da vacina em grupos prioritários definidos pelo Plano Estadual de Imunização. Entre eles estão os idosos que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais; acamados com mais de 60 anos; pessoas com mais de 18 anos com deficiência institucionalizada e trabalhadores das residências inclusivas; profissionais da saúde (que atuam em hospitais, na rede de urgência e emergência, clínicas, laboratórios, farmácias e outros) e idosos com mais de 85 anos.

Orientação

Pessoas que já tiveram a Covid-19 podem ser vacinadas. A Secretaria de Estado da Saúde recomenda, no entanto, o adiamento da vacinação nas pessoas com infecção confirmada, ou seja, que estejam com a doença. Sugere-se aguardar a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.