Saúde

Em Foz, 72% dos óbitos De janeiro estavam com ciclo vacinal incompleto

Foz já vacinou mais de 7 mil crianças de 5 a 11 anos

Em Foz, 72% dos óbitos De janeiro estavam com ciclo vacinal incompleto

Cascavel – A Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu divulgou ontem (7) que dos 28 óbitos por Covid-19 registrados na cidade em janeiro, 72% deles, ou seja, 20 pessoas estavam com o esquema vacinal incompleto, os outros oito estavam com a vacinação completa, mas tinham algum tipo de comorbidade. A quantidade de óbitos do mês em comparação ao mesmo período de janeiro do ano passado, reduziu consideravelmente, já que no ano passado 74 pessoas perderam a vida para a doença, uma redução de 62,1%.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Rosa Maria Jerônymo, em todos os óbitos registrados em janeiro deste ano as pessoas possuíam alguma comorbidade e/ou fator de risco correlacionado ao agravo. A hipertensão e o diabetes melittus mantêm-se como as doenças mais prevalentes entre os óbitos.

De acordo com a secretária, o avanço da vacinação contra a Covid-19 tem refletido na redução de óbitos e hospitalizações pela doença, já que as hospitalizações apresentaram redução de 34%. Enquanto em janeiro de 2021 o número de pacientes internados era de 230, em janeiro deste ano foram internadas 152 pessoas. Em relação aos hospitalizados nos leitos de UTI, houve redução de 59% na ocupação dos leitos e de 9% na ocupação dos leitos de enfermaria.

Os períodos com maiores registros de óbitos em Foz do Iguaçu foram os meses de fevereiro e março de 2021. Nesta época, a vacinação ainda estava iniciando do país, concentrando-se na faixa etária acima de 80 anos com comorbidades associadas e grupos estratégicos, como os profissionais da saúde. No acumulado, desde o início da pandemia, em março de 2020, são 1.201 óbitos, até o dia 04 de fevereiro de 2022.

“Esses dados são a comprovação de que a vacina é o melhor caminho para nos protegermos da doença e o rumo para o fim desta pandemia. Nós temos doses disponíveis e as 29 unidades estão fazendo primeira, segunda e terceira dose de adultos e adolescentes, sem necessidade de agendamento. É preciso que quem está com o esquema incompleto compareça para proteger a si e aos outros”, destacou a secretária.

Ela lembrou que também é muito importante a vacinação das crianças. “Estamos com mais de 7 mil vacinadas, mas nosso público estimado é de 26 mil. Então, pedimos aos pais para que façam o agendamento e levem os pequenos para receber as doses. A ciência já comprovou que a vacina é segura”, complementou. Foz do Iguaçu tem 92,1% da população vacinada com ao menos uma dose e 83,5% está imunizada com as duas doses. Receberam a dose de reforço apenas 32,2% da população.

 

Foz já vacinou mais de 7 mil crianças de 5 a 11 anos

Crédito: AMN/Foz