Cotidiano

Em fórum da Apex, Itaipu apresenta oportunidades de investimento no oeste

A empresa é uma das patrocinadoras oficiais do evento, que ocorre de 31 de maio a 1º de junho e é organizado pela Apex

Em fórum da Apex, Itaipu apresenta oportunidades de investimento no oeste

Foz do Iguaçu – A Itaipu Binacional vai apresentar, durante a 4ª edição do BIF (Brazil Investment Forum), as vantagens competitivas da área de influência da usina, na região oeste do Paraná, onde a empresa faz diversos investimentos voltados ao desenvolvimento sustentável do território, como melhorias na infraestrutura, meio ambiente e ações sociais. A empresa é uma das patrocinadoras oficiais do evento, que ocorre de 31 de maio a 1º de junho e é organizado pela Apex (Agência de Promoção das Exportações e Investimentos).

A abertura do BIF ocorreu nessa segunda, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, dos ministros da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, da Economia, Paulo Guedes, das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, do presidente da Apex, Augusto Souto Pestana, do presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Mauricio Claver-Carone, entre outras autoridades.

A Itaipu participou da abertura presencial e virtualmente. O Fórum acontece desde 2017, mas não foi realizado no ano passado. Nos dois dias de programação, o BIF registra um número recorde de participantes: são mais de 5 mil inscritos de 100 países, de todos os continentes.

O objetivo principal do evento é atrair investimentos e apresentar oportunidades que o País oferece nos mais variados setores, como agronegócio, sustentabilidade, energias renováveis, infraestrutura, saúde e novas tecnologias. Além das apresentações transmitidas via internet, os participantes podem realizar reuniões bilaterais e acessar uma sala de projetos, tudo de forma online. A expectativa do evento é atrair até US$ 50 bilhões em investimentos.

“O Brasil está, mais do que nunca, preparado para oferecer novas oportunidades de negócios, com segurança jurídica e econômica para os investidores”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro, que, em sua fala de abertura, defendeu o comércio multilateral, o fim de medidas protecionistas e o fortalecimento da OMC (Organização Mundial do Comércio) e do Mercosul.

 

Participação da Itaipu

A apresentação da Itaipu será nesta terça-feira (1º), às 14h30, pelo general Luiz Felipe Carbonell, que representa a empresa no evento. Entre os temas abordados pelo diretor, estarão o pacote de investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões, que incluem a segunda ponte com o Paraguai, a reforma do Aeroporto Internacional e a revitalização do sistema de transmissão de Furnas, entre outras, com a geração de 2,5 mil empregos diretos e indiretos.

Também se destacam os investimentos da empresa em infraestrutura verde. Os mais de 100 mil hectares de áreas preservadas beneficiam não só a geração de energia, mas todos os usos múltiplos do reservatório, e também refletem em outros serviços ecossistêmicos que favorecem as principais vocações econômicas da região (agropecuária e turismo, principalmente).