Cotidiano

Em Fortaleza, principais candidatos são cautelosos sobre segundo turno

FORTALEZA – Após votar em um colégio em um bairro nobre de Fortaleza, o prefeito da capital, Roberto Cláudio (PDT), foi cauteloso ao falar sobre possíveis alianças no segundo turno da disputa. Aliado dos irmãos Ciro e Cid Gomes, Roberto Cláudio afirmou que, caso o resultado de hoje comprove que ele permanecerá na disputa, sua principal tarefa será ?agregar apoios?.

? Certamente que, estando no segundo turno, a maior e principal tarefa é agregar apoios. Só que essa tarefa só se inicia, efetivamente, se for confirmada nossa presença no segundo turno. Estou com muita fé e otimismo, mas vamos aguardar o resultado das urnas ? disse.

Caso se confirme que Roberto Cláudio irá para o segundo turno contra o deputado estadual Capitão Wagner (PR), a terceira candidata nas pesquisas eleitorais, a deputada federal Luizianne Lins (PT), será uma peça-chave. Com 16% das intenções de voto, o apoio de Luizianne a um dos candidatos pode ser decisivo.

Reservadamente, aliados de Roberto Cláudio acreditam que dificilmente Luizianne irá declarar apoio a Capitão Wagner, apesar de a petista ser rompida com os irmãos Ciro e Cid Gomes. Capitão Wagner é apoiado pelos senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), principais antagonistas do PT em Fortaleza, assim como no cenário nacional. O governador do estado, Camilo Santana (PT), declarou apoio ao prefeito no primeiro turno, mas não participou da campanha. Neste segundo turno, sua presença deverá ser mais intensa.

Roberto Cláudio afirmou que, caso esteja no segundo turno, os irmãos Ferreira Gomes também deverão ter uma participação maior:

? Eventualmente, sim. O mais importante nesse momento é a gente ter tempo de debater as nossas realizações. O tempo prioritário no primeiro turno foi para falar do que a gente fez, e principalmente daquilo que a gente quer fazer. Mas, certamente que agora, no segundo turno, a presença dos dois será muito mais frequente aqui em Fortaleza ? disse o prefeito.

Capitão Wagner também evitou comentar sua atuação em um eventual segundo turno. De acordo com pesquisa Datafolha publicada ontem, ele tem 31% dos votos válidos, atrás de Roberto Cláudio, que tem 39%.

? Não temos dúvida que, até o final da noite, vamos estar comemorando a passagem para o segundo turno. A gente tem respeitado os demais candidatos, não tem como cogitar qualquer apoio no segundo turno sem que o resultado tenha ocorrido. A partir de amanhã sim vamos sentar com alguns candidatos, tentar viabilizar a recepção de algumas propostas deles no nosso plano de governo, para que eles possam estar nos apoiando no segundo turno. Todo apoio é bem vindo no segundo turno. Não é hora de segregar a cidade ? afirmou Capitão Wagner.