Cotidiano

Em Fortaleza, candidatos criticam o prefeito e líder nas pesquisas

IMG_0364.JPG

FORTALEZA – O último debate entre os candidatos à prefeitura de Fortaleza antes da eleição neste domingo. Realizado nesta quinta-feira, o encontro foi encerrado por volta de meia-noite e quarenta. O debate foi marcado por críticas por parte dos candidatos contra o prefeito e líder de intenções de voto, Roberto Cláudio (PDT).

Debates paísSegundo colocado nas pesquisas, o deputado estadual Capitão Wagner (PR) aproveitou a maioria das perguntas dos concorrentes para dizer que falta responsabilidade à atual gestão.

– Infelizmente, a gestão não tem se preocupado com o tema e Fortaleza está à beira de um colapso. Falta à gestão responsabilidade (…) Essa atual gestão pública prioriza o concreto em detrimento das pessoas – disse Capitão Wagner

Quando teve a palavra, Roberto Cláudio preferiu falar de feitos de sua gestão do que partir para o embate. Antes de começar o debate, o prefeito disse ao GLOBO que evitaria ataques aos adversários durante o debate e que dedicaria seu tempo a mostrar suas propostas e realizações.

– Já coloquei as caneleiras, estou preparado. Mas não vou partir para cima de ninguém. Fico imaginando o cidadão em casa, deitado na sua rede assistindo ao debate para decidir em quem vai votar e, com certeza, ele não vai querer ficar ouvindo os candidatos brigando – disse ao GLOBO.

Em um dos poucos momentos de confronto direto entre o primeiro e o segundo colocado, Capitão Wagner acusou Roberto Cláudio de privilegiar os bairros mais desenvolvidos da cidade, em detrimento dos mais pobres. O prefeito reagiu:

– Até para se criticar algo, é preciso ter base. O deputado, a única experiência que ele teve foi comandar uma greve da polícia que aterrorizou a população – disse.

Terceira colocada nas pesquisas, Luizianne Lins (PT) também aproveitou para atacar seus dois principais adversários por esconderem seus padrinhos políticos na campanha. Como mostrou O GLOBO, Roberto Cláudio e Capitão Wagner têm evitado a participação dos caciques políticos que os apoiam em suas campanhas.

– O prefeito Roberto Cláudio tem os irmãos Ferreira Gomes como impulsionadores de sua carreira. O Capitão Wagner tem dois políticos pesados, Eunicio e Tasso, além do presidente Michel Temer. Me estranha que esses candidatos não estão deixando claro quem são seus aliados. E eles eles vão cobrar sua participação efetiva no governo depois. Ninguém governa sozinho, não há super heróis. Acho que a população se sente enganada. Eu não tenho padrinhos. Tenho orgulho de ter o Lula como referência política – afirmou Luizianne.

Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, publicada no último sábado, Roberto Cláudio manteve a liderança, oscilando de 32% para 34%. O único a crescer nas intenções de voto, segundo a pesquisa, foi Capitão Wagner, que passou de 24% para 28%. Luizianne Lins se manteve estável, no terceiro lugar, oscilando de 16% para 15%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apesar de Roberto Cláudio e Capitão Wagner estarem empatados tecnicamente no limite da margem de erro, o Datafolha aponta que, estatisticamente, é mais provável que o prefeito esteja liderando. Roberto Cláudio é apoiado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes, ambos ex-governadores do Ceará e ex-ministros de governos petistas, e também pelo governador do estado, Camilo Santana (PT), que não participa desta campanha devido a impedimentos legais e compromissos com seu partido, segundo seus interlocutores.

Capitão Wagner é o candidato dos senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB). Temendo prejudicar sua campanha, o candidato tem escondido os padrinhos políticos, que não gravaram para seus programas de TV e tampouco participaram de eventos públicos ao seu lado.

Já Luizianne recebeu o ex-presidente Lula há duas semanas, mas a presença dele em um comício ao seu lado não foi suficiente para ajudá-la a melhorar nas pesquisas.

*Enviada especial