Cotidiano

Em fase de terraplanagem, construção da Delegacia Cidadã começa a sair do papel

A obra era para ter sido iniciada ainda no ano passado, tendo em vista que a ordem de serviço foi assinada em agosto de 2021

Em fase de terraplanagem, construção da Delegacia Cidadã começa a sair do papel

 

 

Cascavel – Uma das obras que é aguardada há anos pelo setor de segurança pública de Cascavel começou a sair do papel: a construção da Delegacia Cidadã. De acordo com a Sesp (Secretaria de Segurança Pública do Paraná), o investimento para esta unidade é de R$ 7,3 milhões, oriundos de um acordo com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A empresa responsável pela construção, a A. Garzaro Construções, da cidade de Colombo, tem 360 dias para entregar a nova delegacia. A obra era para ter sido iniciada ainda no ano passado, tendo em vista que a ordem de serviço foi assinada em agosto de 2021.

Entretanto, em visita a Cascavel no mês passado, o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Romulo Marinho Soares, explicou os motivos que adiaram o início das obras. “Não é que demorou, é que em função da pandemia, tivemos que rever o orçamento, o construtor percebeu que os preços subiram. Nós tivemos que pedir ao governo mais recursos para que o empresário se propusesse a fazer”, disse.  O secretário afirmou que as Delegacias Cidadãs são espaços mais humanizados para aproximar as polícias da comunidade, separando o trabalho da Polícia Civil do sistema prisional, com foco exclusivo no atendimento à população.

A delegada-chefe da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, Mariana Vieira, reforçou os benefícios que o novo espaço trará no desempenho das atividades dos policiais, e também no atendimento ao público. “Vai ser uma grande mudança para a Polícia Civil de Cascavel e também para a população. Hoje nós usamos um prédio que existe há décadas, que já não abriga toda a nossa demanda necessária de polícia judiciária. Serão condições mais dignas de trabalho para os policiais e também para o atendimento dos cascavelenses”, disse.

 

ESTRUTURA

A nova delegacia está sendo construída na Rua Eduardo Tadeu Melani, 260, região central de Cascavel. A reportagem do O Paraná esteve no endereço e constatou a movimentação de trabalhadores e máquinas. O projeto conta com uma área de 1.791,23 m², no Padrão III. Atualmente estão sendo realizados serviços de terraplanagem e fundação, ou seja, a fase inicial da obra.

A Delegacia Cidadã reúne diversas especialidades da Polícia Civil em um único local, centralizando os serviços para a população. Outra diferença na estrutura é a acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados. Além disso, a nova delegacia terá espaços separados para atendimento seletivo às vítimas e agressores, em ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos, e também inclui salas para advogados e para a Polícia Militar.

 

Comando da PM entrega viaturas ao 6º BPM

Na manhã de sexta-feira (11), o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, esteve em Cascavel para a entrega de quatro viaturas Duster, que foram repassadas ao 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar).

Os veículos foram locados pela polícia em parceria com o Governo do Estado e serão encaminhados às cidades de Santa Tereza do Oeste, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques e Três Barras do Paraná, municípios da área de abrangência do 6º Batalhão.

O Coronel Hudson Teixeira aproveitou para falar sobre o concurso da Polícia Militar, que está em andamento. “Em maio o junho nós teremos os novos policiais em formação, para no final do ano ou início de 2023 começarem os estágios operacionais”, afirmou.

A reportagem do O Paraná conversou com o coronel Sérgio Almir Teixeira, comandante do 5º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar), sediado em Cascavel. Segundo o coronel, as novas viaturas vão beneficiar o trabalho dos policiais. “São veículos novos, com excelente tecnologia, e que também vão trazer mais dignidade ao policial militar na sua operação”, destacou.

 

Redação: Paulo Eduardo

Fotos: Paulo Eduardo