Cotidiano

Em expansão, XP Investimentos compra 100% da corretora Rico

62018345_ECO 07-10-2016 - Bovespa ppainel eletronico de acoes e multiplas ex.jpgSÃO PAULO – A XP Investimentos anunciou, após o fechamento da Bovespa, a aquisição de 100% do capital da Rico, corretora online fundada em 2010. O valor da operação não foi informado. A XP, que tem a General Atlantic como acionista, também está se preparando para fazer uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês), provavelmente no segundo semestre.

Terceira maior corretora do país em volume de negociação de ações, a XP tem crescido ? promove expansões em Nova York, Miami e Genebra ? e busca licença para atuar como banco no Brasil. Respondeu por 10,8% do volume de ações negociadas no Brasil nos três primeiros trimestres do ano, acima dos 9,9% do mesmo período de 2015, segundo dados compilados pelas maiores corretoras do país.

No IPO, a General Atlantic pode vender uma fatia da sua participação na corretora, informou a Bloomberg News. A corretora deverá os recursos do IPO para investimentos e para financiar o crescimento da companhia.

Em relação à compra da Rico, o plano é que as duas corretoras continuem operando de forma independente, com equipes distintas. A XP prefere se fazer conhecida com a figura do assessor de investimentos, e Rico oferece opções de investimentos em ações, Tesouro Direto, fundos, renda fixa e futuros. ?A Rico continuará como uma corretora independente e junto com a XP preencherá a nossa prateleira de serviços?, afirma Guilherme Benchimol, presidente do Grupo XP.

?A Rico Corretora foi um sonho iniciado em 2010, e depois de muitas conversas com a XP, entendemos que realmente a nossa união seria a melhor maneira de perpetuar nossos projetos. Estamos muito seguros e confiantes que fizemos a escolha certa para os nossos clientes?, afirma Norberto Giangrande, CEO da Rico.

A transação está sujeita à, dentre outras condições, aprovação do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.