Cotidiano

Em estreia na ONU, premier britânica defende Brexit: 'Não nos fecharemos'

UN-ASSEMBLY_-GON2TUP14.1.jpgNOVA YORK – No seu discurso inaugural na Assembleia Geral da ONU após ser empossada primeira-ministra britânica, Theresa May defendeu a escolha de seus cocidadãos em optar pela saída da União Europeia. Numa fala na qual defendeu a distinção entre refugiados e migrantes econômicos, ela afirmou que o chamado Brexit não significará o isolamento do Reino Unido diante do mundo. theresa

? Quando o povo britânico votou para deixar a UE, não votaram para se fechar internamente ou para se afastarem do mundo ou de quaisquer parceiros globais ? disse a chefe do governo britânico, eleita internamente no Partido Conservador em julho, após a renúncia de David Cameron, derrotado com a consumação do Brexit.

De acordo com May, o Reino Unido continuará sendo um “parceiro global no coração dos esforços internacionais para assegurar a paz e a prosperidade de todos”. Ela foi uma das maiores apoiadoras do discurso a favor de maior soberania do país diante da União Europeia, e despontou como favorita a assumir o cargo de premier assim que Cameron indicou que deixaria a função.

Nos últimos dois anos, o Reino Unido tem sido muito criticado pela demora e a pouca alocação de refugiados, apesar de promessas feitas em organismos internacionais de que faria mais para receber os migrantes. May, por sua vez, afirmou que o governo quer agir mais para minimizar o sofrimento dos requerentes de asilo e defender a própria soberania.

? Devemos traçar uma linha clara entre os refugiados e os migrantes econômicos ? cobrou a premier.

A premier ainda alertou para a necessidade de se propor planos para enfrentar tantos os sintomas quanto as causas do extremismo, independente de motivações religiosas ou políticas. Ela citou o terror jihadista e o neonazismo.

? As ameaças que enfrentamos hoje exploram a internet para espalhar sua ideologia. Devemos encarar isso de cabeça erguida.