Cotidiano

Em entrevista, Temer diz que convocará Marcela para a área social

2015 779891508-2015 779824508-2015010141763.jpg_20150101.jpg_20150102.jpgRIO – Em entrevista veiculada na noite deste domingo pelo ?Fantástico?, da TV Globo, o presidente interino Michel Temer adiantou que, caso seja confirmado o afastamento da presidente Dilma Rousseff, convocará sua mulher Marcela para ?exercer toda a área social? em seu governo. O casal atualmente só costuma se encontrar nos fins de semana, pois a esposa de Temer segue morando em São Paulo com o filho Michel, de 7 anos. Quando a entrevista foi ao ar, foram registrados panelaços em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Niterói. No Rio, as manifestações ocoreram em Botafogo, Copacabana, Glória, Santa Teresa, Laranjeiras, Humaitá, na Zona Sul, e em Vila Isabel, Tuijuca e Grajaú na Zona Norte da cidade. Na capital paulista, houve protesto na Vila Madalena, Pompeia e em Pinheiros.

? Se acontecer alguma coisa e eu vier a ocupar a presidência (não mais como interino), ela virá para exercer toda a área social. Vai trabalhar intensamente. Ela é advogada e tem muita preocupação com as questões sociais ? afirmou o presidente interino.

Marcela e o filho estavam no Palácio do Jaburu, local da entrevista concedida ao ?Fantástico?, mas os dois não saíram da área íntima da residência oficial. O casal está junto desde 2003: ela tem 32 anos; e o presidente interino, 75.

MULHER NA CHEFIA DO GABINETE

Na entrevista, Temer também questionou as críticas feitas à composição de seu ministério, formado apenas por homens. O presidente interino citou a chefia de gabinete da Presidência da República, cargo exercido atualmente por Nara de Deus Vieira, para lembrar que há ao menos uma representante feminina na cúpula do governo:

? Eu contesto a afirmação de que não há nenhuma mulher (no ministério). Um dos cargos mais importantes da República é a chefia de gabinete da Presidência, ocupada por uma mulher. Alias, no dia da reunião ministerial, ela participou. É um dos principais cargos, não digo que esteja acima dos ministros, mas evidentemente tem uma prevalência muito grande em relação ao ministério.

O presidente interino também reiterou que pretende chamar mulheres para cargos de secretaria, ainda vagos:

? Para a Cultura eu quero trazer uma representante do mundo feminino. Para a Ciência e Tecnologia e Comunicações, quero trazer uma representante do mundo feminino, e também na chamada Igualdade Racial, Mulheres e etc., que passou a ser Cidadania, eu quero trazer uma mulher. Portanto eu terei no mínimo quatro mulheres integrantes do ministério.

Temer minimizou o fato de essas funções não terem status de ministro:

? Há pessoas que se seduzem com a historia de ser ministro ou não. Eu já exerci funções sem ser secretário de Estado e desenvolvi trabalhos extraordinários.

Ainda sobre seu ministério, o presidente interino saiu em defesa de Romero Jucá (Planejamento), investigado na Operação Lava-Jato. Lembrou que Jucá ainda não é réu e que, caso isso venha a acontecer, vai ?examinar? o que fazer.

? O Juca é uma figura, permita-me o elogio, ele é de uma competência administrativa extraordinária ? elogiou.

TRANSIÇÃO NA PREVIDÊNCIA

Sobre um dos temas que prometem estar entre os mais polêmicos de seu governo, a reforma da Previdência, Temer disse que qualquer mudança que ?vulnere direito adquirido? não será feita. Mas ele não descartou a utilização de regras de transição:

? As chamadas regras de transição muitas vezes não ferem o direito adquirido porque apanham aqueles que ainda estão para se aposentar. Essa matéria não está definida. O que não é possível é não fazer nada ou, daqui a alguns anos, quem sofrerá as consequências serão exatamente os aposentados.

O presidente interino também reiterou o compromisso de manutenção de programas sociais, como o Bolsa Família:

? Quando eu disse ?olhe, eu vou manter o Bolsa Família e outros programas sociais” é na concepção mais absoluta de que há de haver uma certa proteção para aqueles que não têm por conta própria a possibilidade de sobrevivência. Se for necessário cortarei de outros setores, não cortarei daqueles mais carentes no país.

No fim da entrevista, o presidente interino disse que não pretende concorrer a uma reeleição, mas, ao ser perguntado por mais de uma vez, não descartou completamente a possibilidade:

? Não é a minha intenção.Eu posso ser até, digamos assim, impopular, mas, desde que produza benefícios para o país, para mim é suficiente.

Mas não será candidato?

? É uma pergunta complicada.. Em nenhuma hipótese… De repente, pode acontecer.