Cotidiano

Em encontro com Jucá, Renan promete votar nova meta fiscal na terça

BRASÍLIA – O ministro do Planejamento, Romero Jucá, foi ao Senado Federal nesta quinta-feira pedir apoio ao presidente Renan Calheiros para a aprovação das medidas econômicas do governo Michel Temer. Renan se comprometeu em colocar em votação no plenário da Casa, na próxima terça-feira, a nova meta fiscal, que será divulgada pela nova equipe econômica na segunda-feira. O governo ainda trabalha num número crível e discute imprevistos como a não apresentação de um balanço da Eletrobras e dúvidas como uma possível moratória dos estados ou mudanças no cálculo das parcelas como a cobrança de juro simples ou composto.

? O número do déficit deste ano ainda não está fechado porque queremos apresentar um número verdadeiro. Uma crítica que eu fazia ao governo que saiu era justamente a maquiagem dos números ? ponderou o ministro.

Segundo Jucá, a reunião foi para acertar uma ?parceria de trabalho permanente?. Isso não inclui apenas a aprovação do destino das contas públicas na semana que vem, mas dar agilidade para toda a agenda do governo e, assim, cumprir a forte expectativa da população em relação ao governo Temer. Ele ressaltou que a preocupação da equipe econômica é melhorar a economia, voltar a crescer, diminuir o endividamento do Estado, fazer crescer o nível de empregos e a indústria, apoiar o agronegócio e ainda ampliar concessões e parceria público-privada para aquecer o investimento.

Já Renan disse que o Senado tem disposição para colaborar com o Brasil na aprovação de uma agenda para tirar o Brasil da crise. Falou que o Brasil não pode dar errado novamente. E indicou que este é o momento para a aprovação de medidas importantes para que não se desfaça o capital político acumulado pelo novo governo. No entanto, ele não soube detalhar o que terá na agenda do governo:

? Tem muita coisa, muita coisa, muita coisa, muita coisa. Vamos recolher as prioridades do governo e estabelecer um calendário. Isso tem de ser rápido ? disse.

Sobre a votação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), o ministro disse que é uma medida emergencial. Questionado sobre qual projeto aprovava, o da Câmara ou o do Senado, ele disse que a DRU será a que o Congresso achar importante aprovar. No entanto, deixou claro que essa confusão é passageira. E que o governo discutirá uma modelagem permanente para liberar recursos do Orçamento que estão presos nas destinações constitucionais.

? Os recursos públicos devem ser usados principalmente para atender a população. Então, quanto menos estrutura e mais ação e políticas públicas melhor. Essa é a orientação do presidente Michel Temer ? falou Jucá.

Sobre reajuste do funcionalismo público, ele disse que o governo não tem uma posição definida.