Cotidiano

Em encontro com conservadores, Trump ataca imprensa e promete construir o muro ?bem antes do esperado?

Trump ConservativesWAHINGTON ? A participação de Donald Trump no encontro anual de conservadores ? o primeiro presidente a ir ao evento, desde Ronald Reagan ? foi marcada por críticas à imprensa e defesa de políticas que o ajudaram a se eleger, como a construção de um muro na fronteira com o México e o fim do Obamacare. Referindo-se ao público como amigos, Trump fez um forte discurso nacionalista e exaltou os ?valores americanos? e a bandeira do país.

? Não poderia perder a chance de falar com meus amigos ? disse no início do discurso, prometendo ir no ano que vem ao encontro. ?Aqueles que disseram que eu nunca ganharia subestimaram o poder das pessoas. E vocês finalmente têm um presidente. Quero agradecer a vocês por fazer isso acontecer. Vocês são aqueles que farão a América grande de novo.

Por cerca de dez minutos, Trump fez fortes críticas à imprensa americana. Afirmou estar lutando contra a ?as notícias falsas? e citou o caso da reportagem que fala em nove fontes sob anonimato.

? Há três dias disse que eles são inimigos do povo, e eles são. Eles falaram em nove fontes e não citaram uma nominalmente. Eu sei com quem eles falam. Que não haja mais fontes.

O discurso nacionalista, mesmo tom do usado na campanha, agradou a plateia, que aplaudiu o presidente de pé diversas vezes. Trump ainda prometeu colocar os americanos à frente de tudo, deixar as ?pessoas ruins longe do país? e defendeu sua polêmica política migratória e prometeu acabar com o Obamacare.

? Nós vencemos por todos que querem conservar os direitos americanos, por todos que querem conservar a bandeira americana ? afirmou, sendo aplaudido de pé. ? Vamos construir o muro, não se preocupem. E bem, bem antes do cronograma.

Mais cedo, no Twitter, Trump atacou o FBI (a polícia federal americana) por não frear os vazamentos à imprensa. As declarações foram feitas um dia depois que veio à tona que o FBI rejeitou um pedido da Casa Branca para desmentir as notícias sobre contatos de funcionários de Trump com a Rússia durante a campanha.

?O FBI é totalmente incapaz de deter os ?vazadores? de segurança nacional que vêm permeando nosso governo há muito tempo. Eles não conseguem nem encontrar os vazadores dentro do próprio FBI. Informações confidenciais que poderiam ter um efeito devastador nos EUA estão sendo dadas à mídia. ENCONTREM AGORA?, escreveu Trump.