Cotidiano

Em encontro com Aécio, Maia diz que não consultará CCJ sobre reeleição

BRASÍLIA. Em conversa reservada na noite de ontem, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), que não pretende fazer consulta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara a respeito da possibilidade de tentar se reeleger ao cargo.

No encontro, Aécio reafirmou que o PSDB irá apoiar a candidatura de Rodrigo Maia, desde que ele consiga se viabilizar juridicamente. O senador recomendou que o presidente da Câmara acionasse a CCJ para afastar dúvidas sobre o tema, mas a estratégia adotada por Maia não passa pela antecipação da disputa.

Na avaliação de Rodrigo Maia, o melhor é aguardar até o ano que vem para se movimentar formalmente. O eventual registro de sua candidatura e uma consulta à CCJ poderiam judicializar a disputa, já que adversários do Centrão pretendem barrar sua reeleição.

Por enquanto, ele continua costurando apoios nos bastidores e reunindo pareceres de especialistas, como dos ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, Francisco Rezek e Carlos Ayres Britto, favoráveis à sua reeleição.