Cotidiano

Em discurso, Rodrigo Maia destaca independência entre os Poderes

BRASÍLIA – Primeiro a discursar como candidato, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) centrou a sua fala na necessidade de se fortalecer a Câmara e reforçar a independência entre os Poderes. Ele afirmou que o principal ator dessa eleição foi o Judiciário, uma referência às diversas ações levadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por adversários que questionaram a constitucionalidade de sua candidatura. Ontem, no entanto, o ministro Celso de Mello, relator de boa parte dessas ações, liberou a candidatura de Maia.

? Muito se fala em fortalecimento da nossa Casa, em independência da Câmara dos Deputados, mas mais uma vez o ator principal da nossa eleição foi o Poder Judiciário e, por incrível que pareça, por decisão dos próprios políticos. Essa é uma questão que vem a cada dia enfraquecendo nossa Casa ? disse o atual presidente:

? Nossos embates precisam ser resolvidos aqui dentro, para que a gente mostre para o Judiciário e para o Executivo que a Câmara exige e quer respeito e quer ter sua soberania garantida ? completou.