Cotidiano

Em desafio a Trump, prefeito de Nova York promete proteger imigrantes

Trump Immigration-GQI33D48M.1.jpg

NOVA YORK ? O prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio, enviou uma clara mensagem de desafio ao novo presidente dos EUA, Donald Trump: garantiu que a sua cidade continuará a proteger os imigrantes sem visto de residência. As declarações vieram em reação às ordens executivas assinadas pelo chefe da Casa Branca apenas algumas horas antes. Com os decretos, Trump ativou a construção de um prometido muro na fronteira com o México, o aumento da fiscalização migratória interna e a punição as cidades com estatuto de santuários ? ou seja, que não compactuam com as autoridades migratórias para identificar e prender imigrantes sem documentos.

Na prefeitura, Blasio fez um pronunciamento à imprensa em espanhol em favor dos imigrantes. As decisões de Trump na quarta-feira provocaram duras críticas de democratas e aplausos de republicanos.

? Esta ordem não pode mudar o que somos. Somos uma cidade de imigrantes ? declarou. ? Protegeremos a todo mundo, independentemente de onde venha e da sua situação migratória.

O decreto ordena ao novo secretário de segurança nacional, John Kelly, identificar maneiras para deter o financiamento federal às cidades santuário. A medida vem como um passo para concretizar as promessas de campanha de Trump, que manteve uma forte e agressiva retórica contra imigrantes. Enquanto era candidato, chamou os mexicanos de criminosos e agressores sexuais, além de prometer construir um muro na fronteira com o país vizinho. A obra bilionária, segundo o republicano, seria paga pelo governo mexicano ? enquanto isso, o México repetidamente reforça que não arcará com os custos.