Cotidiano

Em defesa da Cettrans

Um movimento de funcionários da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) promete uma grande mobilização para defender a empresa pública responsável pela administração do trânsito em Cascavel. Com dívidas trabalhistas milionárias, a Cettrans corre o risco de ser extinta. Na segunda-feira (13), uma reunião deu início às discussões.

Na semana passada, o prefeito Leonaldo Paranhos encaminhou à Câmara de Vereadores o anteprojeto de lei que propõe a reforma administrativa e no documento consta que a Cettrans terá a viabilidade de sua extinção avaliada no prazo de 12 meses e poderá ser transformada em autarquia.

Para os funcionários, transformar a Cettrans em autarquia poderá abrir precedentes para mais cargos de livre nomeação em funções de diretoria. Hoje, a maioria dos cargos de liderança é ocupada por pessoas que pertencem ao quadro funcional da empresa. Durante o encontro eles lembraram que a extinção da Cettrans não extingue o serviço de trânsito, como a fiscalização. A questão é mais complexa do que se imagina.

Na primeira reunião do grupo, os empregados da Cettrans deixaram claro que a empresa atende a população com os serviços que executa, seja com as demandas dos pedestres, dos condutores, usuários do transporte coletivo, do transporte escolar, dos táxis, do transporte aéreo e do estacionamento público.

Empresa pública

Os empregados da Cettrans lembram que a companhia é uma empresa pública que existe para atender as necessidades da população e não para dar lucro. “A Cettrans não é inviável, nem tem divida alguma na praça. As ações [trabalhistas], com gestão competente podem ser mantidas dentro de patamares normais para uma empresa deste porte e com tantas atribuições”, diz Vânia Müetzemberg, funcionária da companhia.

Mais reuniões

O grupo promete agendar novas reuniões nos próximos dias para voltar a discutir o futuro da companhia, inclusive com vereadores e representantes do Poder Executivo. Eles afirmam que os mais de 200 funcionários não permitirão a extinção da Cettrans e prometem lutar para que ela permaneça prestando serviços à população.