Cotidiano

Em decisão unânime, Farc ratificam acordo de paz

201609231521130767_AFP.jpg

BOGOTÁ ? Em meio a aplausos e clamores, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nessa sexta-feira a sua ratificação do acordo de paz com o governo colombiano de Juan Manuel Santos. A aprovação foi uma unanimidade entre os 207 guerrilheiros que debateram o documento em El Diamante (Sudeste), onde se reuniram para a 10ª Conferência da guerrilha.

? Os guerrilheiros e guerrilheiras (…) deram sua aprovação unânime ao Acordo Final de Havana ? anunciou Iván Márquez, chefe negociador das Farc nas negociações de quase quatro anos em Cuba. Ele homenageou o romance ?Cem anos de solidão?, do escritor colombiano e Nobel de Literatura Gabriel Garcia Márquez, para celebrar o resultado. ? A guerra acabou. Digam a Mauricio Babilonia que já pode soltar as borboletas amarelas! Que viva a Colômbia, que viva a paz!

Cercado de dirigentes do Estado Maior das Farc, o veterano foi aplaudido por militantes políticos, líderes bascos do grupo Euskadi Ta Askatasuna (ETA) e defensores da independência da Catalunha.

? Estou feliz! Estamos muito contentes de dar uma boa notícia à Colômbia. Nos vemos em Cartagena ? disse Márquez, referindo-se a cidade em que o acordo de paz será assinado pelo presidente Santos e pelo chefe das Farc, Timoleón Jiménez, conhecido como Timochenko.