Cotidiano

Em decisão, Moro aponta ?caráter serial dos crimes? de Cunha

Moro.jpgSÃO PAULO – Na decisão em que ordenou a prisão preventiva do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o juiz federal Sérgio Moro afirmou que é preciso salientar o “caráter serial” dos crimes cometidos por Cunha, o que caracterizaria “risco à ordem pública”.

“A dimensão e o caráter serial dos crimes estendendo-se por vários anos, é característico do risco à ordem pública”, escreveu Moro na decisão.

No despacho, o juiz federal também afirmou que há indícios de que “Cunha teria se envolvido na prática habitual e profissional de crimes contra a administração pública e de lavagem de dinheiro”.

“As provas são, em cognição sumária, da prática reiterada, profissional e sofisticada de crimes contra a Administração Pública, por Eduardo Cosentino da Cunha, não só em contratos da Petrobrás, mas em diversas outras áreas, não raramente com o emprego de extorsão e de terceiros para colher propinas”, disse ainda o juiz.

Cunha foi preso nesta quarta-feira em Brasília e foi levado para Curitiba. O pedido é de previsão preventiva, ou seja, por tempo indeterminado.

O Ministério Público Federal justificou o pedido de prisão dizendo que Cunha representa riscos à investigação, à ordem pública e à aplicação da lei penal. Os procuradores pediram também a apreensão de oito veículos do deputado cassado, mas o juiz Sérgio Moro determinou apenas o bloqueio dos automóveis, que não poderão ser vendidos. No pedido, os procuradores revelaram ainda que Cunha foi alvo, em junho, de um pedido de bloqueio de R$ 220 milhões em suas contas no Brasil. No entanto, as contas estavam zeradas.