Cotidiano

Em debate, Trump funga entre ataques a Hillary e gera memes nas redes

201609270258120426_AP.jpg

RIO ? Enquanto os candidatos à Presidência dos EUA se enfrentavam na segunda-feira em seu primeiro debate direto na televisão, o republicano Donald Trump chamou atenção nas redes sociais por um motivo bastante inesperado. Com aparente dificuldade para respirar pelo nariz, ele fungou dezenas de vezes entre seus ataques à sua rival democrata, Hillary Clinton. Não demorou para que surgissem comentários sobre a suposta alergia do magnata. Houve até quem dissesse que este era um revés para Trump, que na sua campanha insistiu em afirmar que Hillary não tinha boas condições de saúde e, por isso, não podia chefiar a Casa Branca.

Durante o debate, que desencadeou um recorde de comentários no Twitter, os internautas criaram as hashtags #sniffles (fungadelas, em português) e #trumpsniff (fungadelas de Trump).

Uma internauta fez questão de relembrar as teorias levantadas por republicanos sobre a saúde de Hillary na disputa presidencial. Em 11 de setembro, ela revelou que havia sido diagnosticada com pneumonia após deixar um evento de homenagem às vítimas do atentado contra as torres gêmeas em 2001.

“Por que ele está fungando? Ele tem mal de Parkinson? Pneumonia? Danos cerebrais? Ele está secretamente morrendo? Nós precisamos de um presidente saudável”, escreveu.

trumptweet1

Outros internautas disseram que Hillary poderia ter oferecido uma ajuda ao seu rival:

“Hillary deveria oferecer uns lenços Kleenex para Trump”, escreveu uma americana. trumptweet2

E também teve quem imaginasse como seria um discurso de Trump para defender suas fungadas:

“Minha fungada é a melhor que já existiu, muito melhor que as fungadas mexicanas. Os chineses querem minhas fungadas. Inacreditável”, escreveu, em tom de piada, um internauta.

Mas as redes também chegaram a sugerir suspeitas de que Trump tivesse consumido drogas antes do debate, o que teria desencadeado as fungadas.

O candidato, no entanto, negou que tenha fungado durante o debate. Ele disse que seu microfone não estava funcionando direito.