Cotidiano

Em debate final, políticos pró-UE criticam 'ódio' de apoiadores do Brexit

BRITAIN-POLITICS_-GID2PD468.1.jpg

LONDRES – Faltando apenas dois dias para o referendo que decidirá o futuro do Reino Unido na União Europeia (UE), os dois lados da campanha se enfrentaram em um debate final que teve a presença do ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, um dos principais defensores da saída do bloco europeu, e de seu sucessor no cargo, Sadiq Khan, partidário da permanência na UE.

No confronto da Wembley Arena, exibido na BBC e acompanhado por 6 mil presentes, os lados discutiram questões como imigração, economia, saúde e serviços públicos, e acusaram adversários de explorar o medo do eleitorado. brexit2106

Enquanto favoráveis a permanência apostaram na incerteza econômica que uma saída da UE traria ao país, os defensores do Brexit ? a saída do país do bloco ? voltaram a usar a crise migratória como principal argumento para justificar sua posição.

? Não podemos ficar confiantes de que a saída trará todas as repostas de que precisamos, e precisamos ter 100% de certeza para votar por uma saída ? afirmou a parlamentar escocesa Ruth Davidson em seu discurso de encerramento. ? O Reino Unido que eu amo não se afasta de outros países.

Um ponto muito tocado foi a “falta de soberania” alegada por quem quer sair da UE. A ministra de Energia, Andrea Leadsom, fez um apelo populista aos trabalhadores.

? Não precisamos de líderes europeus não eleitos e burocratas nos dizendo quais devem ser os direitos dos nossos trabalhadores.

O tom dos políticos a favor do Brexit foi o discurso de “esperança contra o medo”, como citado por Johnson.

? Eles arruinaram o país e dizem que devemos nos curvar a Bruxelas, enquanto nós acreditamos no Reino Unido ? declarou o ex-prefeito. ? A quinta-feira pode ser nosso dia da independência.

Khan, que ignorou as mais de 18 horas sem comer nem beber por conta do Ramadã (muçulmano, ele segue as tradições da religião no mês sagrado), alfinetou o campo rival.

? Na imigração, a campanha para sair não tem sido um projeto medo, mas um projeto ódio ? criticou o prefeito londrino.

CAMERON PEDE APOIO AOS JOVENS

O primeiro-ministro David Cameron pediu aos britânicos, em especial aos eleitores mais velhos, para que pensem no impacto que deixar a União Europeia terá sobre o país e as futuras gerações. Os britânicos estão extremamente divididos, tornando impossível prever o resultado: uma pesquisa divulgada nesta terça-feira mostra que a campanha a favor da permanência voltou a perder terreno, mantendo uma ligeira vantagem sobre a saída: 45% a 44%.

? Será só você na urna de votação. Só você, tomando uma decisão que afetará o seu futuro, o futuro de seus filhos, o futuro dos seus netos ? disse o premier, em um raro discurso em frente ao seu gabinete oficial em Downing Street.

Cameron destacou as ?esperanças e sonhos dos jovens? e advertiu para o risco enorme que significará um Brexit, como a campanha pela saída é chamada.

? Pensem nas esperanças e sonhos de seus filhos e seus netos. Eles não poderão reverter a decisão que tomarem ? afirmou.

A campanha do referendo sobre a permanência britânica na UE terá nesta terça-feira o último debate, que deverá ser acompanhado por milhares de pessoas no pavilhão da Wembley Arena de Londres, além de ser transmitido pela TV.

Na semana passada, o Leave liderava as pesquisas de opinião, mas a morte da parlamentar trabalhista Jo Cox, que defendia a permanência do país no bloco, parece ter influenciado os britânicos, fazendo os números do Remain voltarem a subir.

A pesquisa da Survation, realizada pela casa de apostas IG, no entanto, revelou nesta terça-feira que a vantagem se reduziu, com 45% para a permanência e 44% para a saída. Na sondagem da mesma empresa para o jornal ?Mail on Sunday?, divulgada no sábado à noite, os números eram respectivamente 45% e 42%.

2016 918001247-201606211018228981_AP.jpg_20160621.jpg