Cotidiano

Em debate de Porto Alegre, Melo e Marchezan trocam farpas

PortoAlegre.jpgPORTO ALEGRE ? O último debate em Porto Alegre entre os candidatos do PSDB, Nelson Marchezan, e do PMDB, Sebastião Melo, foi marcado por um clima de tensão e de ataques. Em desvantagem na pesquisa eleitoral, segundo o Ibope, Melo adotou um tom agressivo desde a primeira pergunta e acusou o tucano de ter mentir, de fazer propostas mirabolantes e de ter “inventado um atentado” em seu comitê de campanha para tirar proveito eleitoral. O peemedebista estava se referindo ao episódio ocorrido no dia 17, quando os vidros do comitê de Marchezan foram todos quebrados. Na ocasião, houve a explicação de que houve tiros no comitê, mas a Polícia Federal disse nesta quinta-feira que não há provas de que houve tiros.

? O candidato inventou um atentado para arrumar voto. Quem inventa atentado para tirar proveito eleitoral pode inventar qualquer coisa. Ele ligou para o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para pedir a ação da PF e seguranças para andar ao seu lado. Disse que era 12, depois 15 e criou um verdadeiro pânico dizendo que seu comitê tinha sido atingido, mas a polícia disse que foi um vendaval ? disse Melo, aproveitando a primeira pergunta sobre segurança.

E acrescentou:

? O senhor que fala tanto em transparência vai pedir desculpas pela mentira?

? Estou satisfeito com a explicação da PF ? respondeu Marchezan.

Melo disse que Marchezan só apresenta propostas “superficiais” ou mirabolantes.

? O que não posso é usar o medo das pessoas para propor propostas superficiais. De tratar de forma artificial. O meu adversário tem tratado só superficialidade. Os pardais vai resolver os problemas? É mesma coisa de dizer que vai tratar câncer com aspirina. Vamos falar sério! ? disse Melo, visivelmente nervoso.

O tucano disse que não iria “baixar o nível” e que responderia “às baixarias” mais tarde, em sua rede social e que preferia falar de segurança.

? Ele se preocupa em agredir as pessoas e não se preocupou em estudar muito para estar aqui, hoje ? disse Marchezan.

A declaração reacendeu a irritação do candidato do PMDB.

? Por favor, para com esse mimimi em todo o debate. Para com essa truculência. A verdade dói ? disse Melo.

? O marqueteiro do Melo mandou ele falar em “mimimi”, eu poderia falar em “mememelo”, mas não vou fazer trocadilho ? rebateu Marchezan.

O tucano disse que Melo era seu adversário e não seu inimigo, mas voltou a dar estocadas.

? Sem ofender o meu adversário, porque ele não é meu inimigo, vou explicar para ele: os pardais hoje só multam, mas podem ter monitoramento de todas as rotas de fuga. Perder o poder depois de 12 anos deve ser algo de muito ruim para estar tão agressivo ? disse Marchezan, acrescentando:

? Não vou baixar o nível.

Marchezan ainda citou uma declaração do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), corroborando suposta invasão no comitê. Fortunati está engajado na campanha de Melo, que é o atual vice-prefeito e se licenciou para fazer a campanha a prefeito.

Melo acusou várias vezes o tucano ? que está com 56% dos votos válidos na pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira ? de forjar o episódio em seu comitê e de mentir ao dizer que é um bom gestor.

? É o dono da verdade. Chama servidor de vagabundo e depois faz mensagem no dia do servidor ? disse Melo.

Em outro momento, Melo disse:

? Em matéria de enrolação, o senhor é campeão, deputado.

Marchezan é deputado federal.

Na pesquisa Ibope, Marchezan manteve a liderança, com 56% dos votos válidos, contra 44% de Melo.

O primeiro bloco foi o mais intenso, com o embate entre os candidatos. Depois de tantos ataques, nos blocos seguintes as farpas reduziram de intensidade, mas continuaram.

Nos intervalos, ambos ficavam em silêncio nos estúdios, e apenas falavam com assessores, que ficavam ao lado.

Como tática, Marchezan reforçava que o atual grupo que comanda a Prefeitura está há 12 anos no poder.

? Partido ou pessoa não é dono do cargo ? disse o tucano.

Perguntado por Melo sobre como iria se comportar como gestor, Marchezan rebateu:

? Não como o senhor, porque os seus resultados foram péssimos.

Como vice-prefeito, Melo disse que Porto Alegre tem dificuldades, mas “está remando”. Ele lembrou sua experiência como gestor e disse que fará uma gestão equilibrada”.

Nas considerações finais, Melo disse que vem do movimento popular, combateu a ditadura e prega o diálogo. E pediu votos aos eleitores dos candidatos derrotados e aos indecisos. Já Marchezan disse que a cidade quer mudança.