Cotidiano

Em Davos, Meirelles diz que PIB pode crescer mais de 3%

Brasília – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil poderá superar os 3% previstos pelo governo para 2018. "Estamos em uma situação em que se consolidou a trajetória de recuperação, de crescimento do Brasil", afirmou. O ministro participa, em Davos, na Suíça, do Fórum Econômico Mundial, onde concedeu entrevista após palestra no Itaú Private Lunch.

Na segunda-feira o FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou estimativa de que o PIB brasileiro – soma de todas as riquezas produzidas pelo país – deve crescer 1,9% neste ano, o que representa aumento de 0,4 ponto percentual na projeção anterior, divulgada em outubro pela instituição.

"O FMI sempre é mais conservador, como deve ser, normal. Mas, evidentemente, os analistas brasileiros têm mais informação a respeito. Acredito que o crescimento [do PIB] vai estar mais próximo de 3% ou até superar os 3%", ressaltou. A projeção do mercado é de crescimento de 2,7%.

Segundo Meirelles, há crescente interesse de estrangeiros em investir no Brasil, apesar de investidores verem isso com cautela, devido às eleições. "É normal que, em período eleitoral, momento que país vai entrar em um processo importante de discussão eleitoral, muitos [investidores estrangeiros] passem a ter um pouco mais cautela, aguardando o desenrolar dos acontecimentos", disse. "Mas o interesse é muito grande. O investimento direto no Brasil é grande e tende a crescer, esse ano pode superar o ano passado."

O Fórum Econômico Mundial prossegue até o dia 26.