Cotidiano

Em crise, brasileiro vê menos TV, sai menos e não dá presentes

Pesquisa mostra a mudança de hábito do conusmidor em decorrência dos problemas econômicos no País desde o ano passado

A crise afetou o consumo do brasileiro neste ano. Isso não é novidade. Mas um levantamento mostra onde o brasileiro fez cortes no seu consumo, lazer e hábitos. Realizada com 1.424 internautas brasileiros de ambos os sexos, com idade acima dos 16 anos, provenientes de 475 cidades de todas as regiões do país e de todas as classes sociais, a pesquisa selecionou 10 hábitos que os brasileiros costumam realizar, desde assistir TV aberta ou fechada até comer em restaurantes e viajar. 

A pesquisa foi feita pelo Opinion Box (www.opinionbox.com), empresa pioneira em soluções digitais para pesquisas de mercado e de opinião, em parceria com o Mundo do Marketing, portal de notícias com foco em eficiência estratégica.
“Com essas informações, foi possível calcular o impacto real da crise no comportamento das pessoas com relação ao hábito avaliado. Os resultados foram apresentados em um ranking, do menos impactado ao mais impactado. Além disso, a pesquisa também quis avaliar se as pessoas deixaram de realizar algumas ações específicas. Descobrimos que 72% pararam de viajar, 70% adiaram algum plano, como casar, ter filhos ou realizar um curso e 83% diminuíram os gastos com compras de roupas e acessórios. Além disso, 67% das pessoas diminuíram a compra em supermercados”, conta Felipe Schepers, COO do Opinion Box.
A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.