Cotidiano

Em comício, Trump retoma tom de campanha

64969427_MELBOURNE FL - FEBRUARY 18 President Donald Trump introduces Gene Huber on stage to spe.jpgMelbourne, EUA – O tom era mais parecido com o de um candidato tentando chegar à Casa Branca do que com o de um presidente escolhido com 304 votos no Colégio Eleitoral. Para marcar o fim do complicado primeiro mês à frente do governo americano, o presidente Donald Trump subiu, neste sábado, em um palanque em Melbourne, na Flórida, para fazer um balanço das primeiras semanas no cargo e repetir promessas, junto com seu lema na corrida eleitoral do ano passado: ?Tornar os EUA grandes novamente?. Trump

O evento aconteceu no dia em que uma nova pesquisa, esta do Instituto Gallup, indicou que Trump, depois de um mês na Casa Branca, tem apenas 40% de aprovação popular: menor índice da História para um presidente com esse tempo no cargo.

O evento começou com um rápido discurso da primeira-dama, Melania Trump, que rezou o ?Pai Nosso?, e apresentou o presidente. Em seguida, durante 45 minutos, Trump não economizou na sua conhecida retórica, atacando a mídia e garantindo que tomará medidas para o crescimento do país, mas sem anunciar um novo projeto.

? Falo a vocês sem o filtro das notícias falsas da mídia desonesta ? afirmou ele, lembrando que presidentes americanos como Thomas Jefferson e Abraham Lincoln também criticaram a imprensa. ? A mídia têm interesses e esses interesses não são os mesmos que os seus. Ela é parte do sistema corrupto.

A imigração foi um tema recorrente. Sem citar o México, Trump afirmou, com entusiasmo, que a deportação de ?membros de gangues e traficantes de droga? já está em andamento, e voltou a prometer a construção de um muro na fronteira ao Sul do país, além de anunciar que o Departamento de Segurança Nacional irá criar um plano para combater ?carteis transnacionais que trazem drogas ao país?. O tema também foi abordado quando ele criticou a decisão judicial que suspendeu seu veto à entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana nos EUA.

? Lidamos com um tribunal com o qual descordo. Faremos algo (sobre isso) na semana que vem. Vocês ficarão impressionados ? disse ele.

Além das promessas de trazer empresas e companhias de volta ao país, ao frequente durante a campanha, o comício de Trump teve um momento inusitado, no qual o presidente chamou ao palco um apoiador do público para fazer elogios sobre ele no microfone.

? Quando ele prometeu fazer todas essas coisas, eu sabia que ele iria fazer. Muito obrigado ? disse Gene Huber.

Antes do evento, Trump já indicara o tom de seu comício a repórteres que viajavam a bordo do Air Force One, o avião presidencial:

? A vida é uma campanha, e isso não é fácil, especialmente quando estamos lutando contra a imprensa ? afirmou ele.