Cotidiano

Em comício para Hillary, Michelle Obama ironiza ataques de Trump ao marido

FAIRFAX, EUA ? Depois de ter recebido o apoio em comícios por figuras de peso como o marido ? o ex-presidente Bill Clinton ? e o presidente Barack Obama, Hillary Clinton teve um apoio mais sensível: o da primeira-dama, Michelle Obama. Num discurso na Virgínia, a apoiadora democrata defendeu a presença dos eleitores jovens na eleição presidencial americana. A esposa do chefe da Casa Branca ainda alertou a plateia contra o rival republicano, Donald Trump, lembrando a polêmica na qual ele finalmente parou de acusar o presidente de não ter nascido nos EUA. HILLARY

? Ser presidente não tem nada a ver com um programa de TV ? criticou Michelle, durante o discurso em Fairfax. ? Não se trata de mandar tuítes com insultos ou fazer discursos inflamados, e sim de um candidato poder lidar com a incrível responsabilidade de liderar este país. Se um candidato é irregular e ameaçador, se um candidato repete preconceitos e medos, se um candidato não tem planos claros para implementar seus objetivos, se desrespeita os seus concidadãos, incluindo pessoas que fizeram sacrifícios extraordinários para o nosso país, este será o tipo de presidente que terão.

Michelle fez referência à repetição de afirmações de Trump de que seu marido não teria nascido nos EUA ? o que o impediria de virar presidente. O magnata, depois de meses, disse admitir que suas afirmações eram incorretas, e culpou Hillary por começar com as afirmações, quando era rival de Obama nas primárias de 2008.

? Houve aqueles que questionaram e ainda questionam os últimos oito anos, e até se o meu marido nasceu neste país. Bem, acho que Barack respondeu a estas perguntas com o exemplo que deu mostrando um nível alto enquanto os outros são baixos.

Michelle não apenas criticou o rival: defendeu ferrenhamente a possível sucessora do marido. Pediu que os jovens não se sintam desmotivados, em um apelo a muitos eleitores que apoiaram o senador Bernie Sanders contra a hoje candidata, durante as primárias democratas.

? Eu me sinto motivada ? revelou. ? Quando ela não ganhou, em 2008, não jogou a toalha. Nos manteve segura como secretária de Estado. E ela tem a resiliência necessária para assumir este cargo. Quando ela cai, não reclama ou acusa os outros. Ela se reergue e vem ainda mais forte para as pessoas que mais precisam dela.

Extremamente popular ? pesquisas apontam que ela é ainda mais elogiada que o marido ?, Michelle já havia feito um discurso na convenção democrata, em julho, defendendo a escolha de Hillary.

Hillary criticou Trump pela insistência dele em não reconhecer que o presidente nasceu nos Estados Unidos. Foi preciso que o magnata afirmasse somente nesta sexta-feira que ele agora acredita na nacionalidade americana do mandatário.

? Donald Trump deve a ele e ao povo americano um pedido de desculpas. Nós simplesmente não podemos aceitar isso ? ressaltou. ? Vamos rejeitar o cinismo, a intimidação, e a retórica divisora que meu adversário está usando para tentar fazer que nós tenhamos medo uns dos outros.