Cotidiano

Em combate ao EI, forças líbias anunciam avanço sobre Sirta

TRIPOLI ? As forças leais ao Governo de União Nacional na Líbia anunciaram, nesta segunda-feira, ter avançado sobre Sirta. As tropas afirmam ter tomado um novo setor perto do centro de comando do grupo Estado Islâmico (EI). A cidade, que é um reduto dos jihadistas, foi alvo há uma semana dos primeiros ataques aéreos dos EUA contra o grupo extremista no país.

Em comunicado, o governo disse que as forças tentam retomar o controle da cidade, situada a 450 km ao Leste de Trípoli.

O efetivo se encontra perto do centro de conferência “Ouagadougou”. É neste complexo que os extremistas se instalaram e vêm sendo pressionados desde a entrada das forças do governo na cidade.

Nesta segunda-feira, os combates com os extremistas deixaram quatro mortos e 32 feridos nas fileiras do governo de Unidade Nacional. A informação veio de um hospital de campanha instalado perto de Sirta, em sua página no Facebook.

Ontem, as forças líbias anunciaram o início da contagem regressiva para dar o “avanço final” no reduto do EI com apoio aéreo americano.

Cidade natal de Muammar Kadafi, Sirta caiu sob controle do EI em junho de 2015. Em 9 de junho, as tropas do governo líbio conseguiram entrar na cidade e cercaram os extremistas.