Política

Em cima do laço

Os vereadores vão ter de “rebolar” para analisar e votar o projeto da reforma administrativa no Legislativo de Cascavel.

A proposta foi protocolada ontem à Câmara de Vereadores, com pedido de urgência. E, se ele for aceito, há um prazo de 30 dias para tramitar pelas comissões e ser votado em plenário.

O pedido de urgência é porque já é novembro, e a administração quer colocar em prática o novo modelo em 2018. O grande questionamento dos vereadores é: por que o protocolo só agora e com pedido de urgência, considerando tratar-se de uma matéria tão extensa. De fato, demorou, já que a intenção era apresentar a reforma em outubro. Porém, a Prefeitura fez todo um estudo para ter a certeza de cada mudança.

O projeto tem 120 páginas e, resumidamente, reorganiza as pastas da Administração Pública e a forma de gestão, com a intenção, de acordo com a Prefeitura, de dar mais eficiência.

Secretarias

De 17 secretarias, permaneceram 13. Ficaram de fora: Assistência Social, Cultura, Governo e Assuntos Jurídicos. A Secretaria de Administração foi substituída pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. A novidade é a Secretaria de Casa Civil, Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção. As secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Serviços e Obras Públicas e Agricultura foram mantidas. A Secretaria Antidrogas teve a nomenclatura substituída: Secretaria de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade. Outra novidade é a fusão da Secretaria de Cultura com a Secretaria de Esportes, formando a pasta de Cultura e Esportes. O protocolo do projeto foi lido ontem, na sessão da Câmara.