Cotidiano

Em Caxias, Washington Reis promete romper contrato com Cedae, e Dica quer reabrir emergência de hospital

DUQUE DE CAXIAS ? Ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (PMDB), afirmou na manhã deste domingo, ao votar nas eleições, que irá romper o contrato com a Cedae se voltar ao comando da cidade, além de combater o que chamou de ?máfia das funerárias?. Seu adversário, Dica (PTN), por outro lado, disse que sua prioridade será a Saúde, e prometeu reabrir a emergência do Hospital Duque logo nos primeiros meses de governo.

? Vou tomar as chaves dos cemitérios e expulsar a máfia das funerárias que assalta o povo de Duque de Caxias. Vou tirar também essa Cedae daqui. Ela não vai trabalhar um segundo no meu governo. Vou denunciar o contrato e pedir ao governador para ele ter compreensão e facilitar isso. Quero criar parceria público privada e trazer investidores. A Cedae é vergonha nacional como empresa pública ? criticou Washington Reis, que atualmente é deputado federal.

Reis, que atualmente é deputado federal, votou no colégio estadual Santo Antônio, em Xerém, para votar neste domingo. Ele foi acompanhado de familiares e assessores.

Já o deputado estadual Zica votou junto com a mulher e o filho em um CIEP no bairro Engenho do Porto.

? Tenho compromisso com a Saúde em primeiro plano. A prioridade é abrir a emergência do Duque e reformar as unidades hospitalares. Também já quero preparar para implementar o ensino integral nas escolas municipais da cidade ? afirmou o candidato.

Os dois criticaram os ataques que marcaram o segundo turno.

? Quem sofre é a família e os amigos atingidos. Já conheço o caráter de quem está do lado de lá. Eles fazem o vale tudo da política. Lamento por isso, mas não mexeram com a estrutura da minha paciência ? lamentou Reis.

? Por parte dele (Reis), ele só me vinculava ao atual prefeito (Alexandre Cardoso). Era só isso que ele tinha para falar. E o outro lado, era que o PMDB (partido adversário) estava envolvido em escândalos, como o da Laja-Jato, Petrolão… Eles sempre fazem esse tipo de campanha ? criticou Zica.

Reis passará o dia na casa de sua mãe, também em Xerém. Ele vai acompanhar a contagem dos votos em sua casa, no mesmo bairro. Já Dica vai passar o restante do dia em sua casa, na Prainha, onde também deve acompanhar a apuração.

EX-PREFEITO LIDEROU PRIMEIRO TURNO

No primeiro turno, Washington Reis teve 149.782 votos, o que corresponde a 35,76% dos votos válidos. Já Dica recebeu 87.643 votos, o equivalente a 20,93%. Reis já foi prefeito de Caxias, entre 2005 e 2008. Em 2010, foi eleito deputado federal e reeleito em 2014, sempre pelo PMDB.

Dica está no quinto mandato como deputado estadual, após ocupar por duas vezes o cargo de vereador em Duque de Caxias. Também já concorreu à prefeitura da cidade em três ocasiões, mas nunca foi eleito.